História
O TUE 100 foi construído entre 1956/1957, sendo o primeiro TUE de aço inox do Brasil.Foi fabricado em conjunto pela Budd e pela Mafersa, para a EFSJ que iniciava o seu plano de modernização dos trens de suburbios da linha de Jundiaí - Paranapiacaba.
Nos anos 80 sendo operado pela CBTU, deixou de ser a única série a operar na linha Jundiaí - Paranapiacaba, com a entrada em serviço do novo TUE Mafersa Série 700. Repassado à CPTM nos anos 90, passa por uma modernização, onde as modificações vísiveis são:
- Sua frente em inox é substituída por uma frente de fibra e;
- Interior totalmente remodelado.
Curiosidade
Um trem da Serie 1100 foi um dos envolvidos num Acidente na estação (Trem nº 1118) Perus na zona norte de São Paulo. Atualmente presta serviços na Linha 7 da CPTM e também é reserva na Linha 10 da CPTM.TUE Budd Mafersa-Série 1100 | |
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Série 1100 na linha 7 da CPTM ---- |
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Fabricante | Budd/Mafersa/General Electric |
Período de construção | 1956-1957 |
Total construídos | 22 |
Total em serviço | 11 |
Formação | 6 carros |
Operador | EFSJ (1957-1984) CBTU (1984-1994) CPTM (1994-Presente) |
Linhas | 7 |
Especificações | |
Corpo | aço inox |
Portas | 8 por carro (4 de cada lado) |
Potência | 1.224 kW |
Captação de energia | Catenária |
Bitola | 1.600 mm |
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