[editar] História
O TUE foi projetado pela Mafersa entre o fim dos anos 70 e o início dos anos 80, sendo produzido para a CBTU. Em 1980 entra em serviço na Superintendência de Trens Urbanos do Rio de Janeiro (CBTU/STU-RJ).Na Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (CBTU/STU-SP), a série 700 entrou em serviço somente em 1987, após uma troca com a STU-RJ, onde trens da série 900 (que operavam em São Paulo), foram para o Rio de Janeiro e alguns trens da série 700 vieram para São Paulo.
Atualmente os trens série 700 são operados no Rio de Janeiro pela Supervia que investe em um programa de modernização dessa série, e em São Paulo são utilizados na Linha 7 operada pela CPTM que os renomeou série 1700 após ser modernizado.
TUE Mafersa 700 | |
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Período de serviço | 1987-presente |
Fabricante | Mafersa |
Período de construção | 1987 |
Total construídos | 25 |
Total em serviço | 21 |
Formação | 4 ou 8 carros por composição |
Operador | CBTU(1987-1994) CPTM(1994-presente) |
Linhas | 7 - Rubi |
Especificações | |
Corpo | Aço inox |
Portas | 8 (4 de cada lado) |
Potência | 2350 kW |
Bitola | 1.600 mm |
[editar] História
O TUE foi projetado pela Mafersa entre o fim dos anos 70 e o início dos anos 80, sendo produzido para a CBTU. Em 1980 entra em serviço na Superintendência de Trens Urbanos do Rio de Janeiro (CBTU/STU-RJ).Na Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (CBTU/STU-SP), a série 700 entrou em serviço somente em 1987, após uma troca com a STU-RJ, onde trens da série 900 (que operavam em São Paulo), foram para o Rio de Janeiro e alguns trens da série 700 vieram para São Paulo.
Atualmente os trens série 700 são operados no Rio de Janeiro pela Supervia que investe em um programa de modernização dessa série, e em São Paulo são utilizados na Linha 7 operada pela CPTM que os renomeou série 1700 após ser modernizado.
[editar] Tabela
Modelo/Série | Potência (kW) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação | Adquirente Inicial | Frota Ativa | Frota Inativa | Frota Total TUEs | Frota Total Carros | Linhas de Operação |
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1700(1) | 2350 | 1,60 | Mafersa/Hitachi | Brasil | 1980/1987 | CBTU | 21 | 4 | 25 | 100 | 7 |
- (1) Os TUEs da Série 1700 são semelhantes aos da série 700 da Supervia (Rio de Janeiro).
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