O Metrô de São
Paulo, em conjunto com a canadense Bombardier, apresentou nesta
sexta-feira (02/03) um software do tipo CAD que permite visualizar, em
três dimensões, o trem do monotrilho. A ferramenta de engenharia está
sendo utilizada para projetar o veículo que irá circular no Expresso
Tiradentes – linha que ligará os bairros de Vila Prudente e Cidade
Tiradentes, na zona leste de São Paulo.
Com o programa é
possível visualizar o monotrilho tanto externa quanto internamente,
verificando todos os detalhes do projeto e detectando possíveis
problemas que só seriam descobertos com o veículo já em operação. De
acordo com a fabricante, o software já auxiliou a detectar em torno de
500 problemas de interferência de fios, cabos, condutores e outros.
O programa 3D
também auxilia na questão ergonômica, já que é possível projetar os
passageiros no interior do veículo, adaptando a altura dos bancos e
pegadores à estatura média do brasileiro. O software está sendo
utilizado em Kingston, no Canadá, onde a Bombardier possui uma unidade
fabril.
Cronograma
A primeira
etapa do monotrilho do Expresso Tiradentes, já em construção, irá ligar
os bairros de Vila Prudente e Oratório em uma linha de 2,9 km, e deve
entrar em operação no final de 2013. Em 2014 fica pronta a segunda fase,
de Oratório a São Matheus, com mais 10,1 km. Por fim, em 2016, a linha
estará completa até Cidade Tiradentes, com extensão total de 24,5 km.
O primeiro trem
– de um total de 54 – está sendo fabricado em Kingston, no Canadá. Os
demais serão fabricados na unidade da Bombardier em Hortolândia, no
interior de São Paulo, a partir de abril. De acordo com Paulo Meca,
gerente responsável pela obra, esse trem irá servir como base de testes
para os demais, não sendo, portanto, o primeiro a entrar em operação.
A operação do
trecho entre Vila Prudente e Oratório será feita pelo Metrô, mas outros
operadores poderão entrar na linha. “O governo nunca descartou a
possibilidade de uma parceria público-privada para operação e manutenção
dos demais trechos, no futuro”, afirmou Meca.
Com velocidade
média comercial de 35 km/h, 90 segundos de intervalo entre trens e
capacidade para transportar 1.000 passageiros por trem, sendo 120
passageiros sentados, o monotrilho deverá atender a uma demanda diária
de 550 mil passageiros por dia.
Nossos Termos de Uso
Pesquisar neste blog
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário