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Linha 9 - Esmeralda da CPTM

Categoria:
A Linha 9 - Esmeralda da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações OsascoGrajaú. Foi criada sobre o antigo ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana. Até outubro de 2007 se chamava "Linha C - Celeste", mudando depois o nome para "Linha C - Esmeralda", nome que conservou até março de 2008.

Índice

 [esconder

[editar] Histórico

A linha 9 estende-se por 32,8 quilômetros de Osasco a Grajaú, passando por dezoito estações. Faz a ligação da região sul do município de São Paulo com o município de Osasco, percorrendo quase toda a extensão da marginal do rio Pinheiros.
A linha foi inaugurada, já eletrificada, em 1957 pela Estrada de Ferro Sorocabana como forma de encurtar a distância entre o centro da Capital e a descida da serra feita pela linha Mairinque-Santos daquela ferrovia. Os serviços de subúrbio se iniciaram na mesma época, partindo da estação Júlio Prestes e atingindo, em algumas épocas, a longínqua estação Evangelista de Souza, no extremo sul do Município de São Paulo, quase à beira da Serra do Mar. Os trens circulavam em via única e a maioria de suas estações não passavam de estruturas precárias.
Moderno TUE iniciou suas operações em 2008
Em 1971 foi incorporada à Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que passou a chamá-la de Linha Sul. No final da década a Fepasa interrompeu os serviços suburbanos para a duplicação da via e o alargamento da bitola para 1,60 metros. Em 1981 os serviços seriam reinaugurados, agora partindo de Osasco até Pinheiros, e em 1987 atingiram novamente a estação Jurubatuba. Em 1992 foi inaugurada uma extensão operacional até Varginha, de bitola de um metro, que circulou até 2001.
A partir de 1994 a linha passou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo a Linha C-Celeste. Baseado em projeto originado ainda sob a administração da FEPASA, denominado "Dinamização da Linha Sul", a CPTM, em 1998, iniciou a re-estruturação da linha, construindo mais sete estações, seis delas entre a longa distância existente entre Pinheiros e Santo Amaro, caracterizando-a com o padrão de metrô de superfície. Planejava-se então incorporá-la efetivamente à malha metroviária, passando a ser a Linha 9.
Trem passando pelos bairros Vila Cordeiro e Brooklin.
Desde outubro de 2007 a linha passou a se chamar "Linha Esmeralda" por decreto do governador José Serra, ao ser entregue juntamente com a Estação Autódromo, e passou a ser administrada de maneira conjunta pelo metrô e pela CPTM.[1]
A linha recebeu doze trens novos de quatro carros cada, que estão em operação desde novembro de 2008. Em 2010 e 2011 recebeu mais trens de oito carros cada (dezesseis de quatro carros), devido à previsão de um grande aumento na demanda com a inauguração da Linha 4 do Metrô de São Paulo e a integração entre as duas linhas na Estação Pinheiros, aberta em junho de 2011.

[editar] Extensão até Varginha

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou em 29 de junho de 2011 a compra de mais oito trens até 2012. Alckmin também declarou que estavam sendo licitadas mais duas estações da Linha Esmeralda: Mendes e Varginha. "A Linha 9 vai receber ainda neste ano mais quatro trens, que são 32 carros, e no ano que vem mais quatro. São oito trens no total, que são 64 carros a mais. E a linha ganhará mais duas estações e seis quilômetros a mais de ferrovias. Estamos licitando agora o projeto executivo, e a obra começará no ano que vem. Então teremos as estações Mendes e Varginha", declarou.

[editar] Percurso

Em praticamente todo o seu percurso, a linha margeia o Rio Pinheiros (de Ceasa até Santo Amaro) e o Canal do Jurubatuba (entre Santo Amaro e Jurubatuba), afastando - se do canal a partir do momento em que realiza o contorno ao lado do Aterro Sanitário para acessar a Ponte, atravessando o Canal do Jurubatuba, prosseguindo pelo antigo leito da ferrovia que chegava até o Litoral de São Paulo em Santos via Evangelista de Souza. Nesse trecho a linha atinge até o bairro do Grajaú. Possui duas estações localizadas no município de Osasco (Osasco e Presidente Altino) e as demais na Capital.

[editar] Características


Osasco ↔ Grajaú
Extensão 31,8 km
Média de passageiros transportados/dia 235.427
Intervalo entre trens (pico) 6 min
Quantidade de estações 18
Trens (hora pico) 20 (4 trens extras) = 24
Tempo de percurso 53 min (aproximadamente)
Distância média entre estações 1.929m
Oferta de lugares no pico 9.345
Velocidade média operacional 36 km/h
Passagens em nível 0

[editar] Estações

Sigla Estação Município Observações MDU (11/2011)[2]
OSA Osasco Osasco Integração gratuita com a Linha 8 da CPTM. 50.305
PAL Presidente Altino Osasco Integração gratuita com a Linha 8 da CPTM. 11.629
CEA Ceasa São Paulo Ceasa São Paulo 5.372
JAG Vila Lobos-Jaguaré São Paulo
8.638
USP Cidade Universitária São Paulo
8.637
PIN Pinheiros São Paulo Integração gratuita com a Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo. 91.325
HBR Hebraica-Rebouças São Paulo
18.705
CJD Cidade Jardim São Paulo
17.522
VOL Vila Olímpia São Paulo
28.347
BRR Berrini São Paulo Integração com o corredor de ônibus Diadema - Brooklin, da EMTU. 21.911
MRB Morumbi São Paulo
22.096
GJT Granja Julieta São Paulo
15.196
SAM Santo Amaro São Paulo Integração gratuita com a Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo. 81.179
SOC Socorro São Paulo
12.235
JUR Jurubatuba São Paulo
12.684
AUT Autódromo São Paulo Autódromo de Interlagos. 8.018
INT Primavera-Interlagos São Paulo Chamava-se apenas Interlagos até 2007. 12.949
GRA Grajaú São Paulo Integração com o Terminal Grajaú da SPTrans. 53.419
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Linha 9 - Esmeralda
Linha9 cptm.svg
Inauguração 1957
Estações 18
Comprimento 32,8 km
Estado Em Serviço

Head station

Osasco Acesso a linha 8
Underbridge

Viaduto Dona Ignês Coutinho
Underbridge

Viaduto Guerino Spitaletti
Station on track

Presidente Altino Acesso a linha 8
Underbridge

Viaduto Único Galfrio
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Marginal Pinheiros
Bridge over water

Ponte Nova Fepasa sobre o Rio Pinheiros
Station on track

Ceasa
Underbridge

Ponte Jaguaré
Station on track

Villa Lobos-Jaguaré
Station on track

Cidade Universitária
Underbridge

Ponte Cidade Universitária
Station on track

Pinheiros Acesso a linha 4
Underbridge

Ponte Bernardo Goldfarb
Underbridge

Ponte Eusébio Matoso
Station on track

Hebraica-Rebouças
Station on track

Cidade Jardim
Underbridge

Ponte Engº Roberto R. Zuccolo
Station on track

Vila Olímpia
Underbridge

Ponte Engº Ari Torres
Station on track

Berrini
Underbridge

Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira
Underbridge

Ponte do Morumbi
Underbridge

Ponte nova do Morumbi
Station on track

Morumbi
Station on track

Granja Julieta
Underbridge

Ponte João Dias
Underbridge

Ponte Transamérica
Station on track

Santo Amaro Acesso a linha 5
Station on track

Socorro
Underbridge

Ponte do Socorro
Station on track

Jurubatuba
Underbridge

Ponte do Jurubatuba
Bridge over water

Ponte sobre o Rio Pinheiros
Station on track

Autódromo
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Passagem sobre a linha de trem
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Ponte sob a linha de trem
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Passagem sobre a linha de trem
Station on track

Primavera - Interlagos
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Ponte sobre a Av Dna Belmira Marin
End station

Grajaú

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