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Estação Brás |
A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway, posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. No início do século XX,
graças à construção de várias estações intermediárias entre as
originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio,
inicialmente até Mauá. Na década de 1940, a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros trens Budd da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada CPTM.
A linha contava com uma extensão operacional Rio Grande da Serra e Paranapiacaba,
passando pela estação Campo Grande. Antes de ser desativada, contava
com 4 horários (2 de Rio Grande da Serra para Paranapiacaba e 2 de
Paranapiacaba para Rio Grande da Serra) com trens muito antigos e
depredados com raras vezes de um trem da linha 10 fazendo o trajeto Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Chegando ao fim em 2001 por falta de passageiros.
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Novos trens serão adquiridos para o Expresso ABC |
Expresso ABC
A Região do Grande ABC será contemplada com um importante projeto
para atender o grande movimento de passageiros nas estações Tamanduateí, São Caetano,
Santo André e Mauá.
Trata-se do Expresso ABC, serviço em vias independentes do tráfego
dos trens da Linha 10 que faria o percurso a partir do centro de São
Paulo, obedecendo paradas na Luz e Brás, depois, somente em São Caetano e
Santo André, prosseguindo até Mauá.
O total de investimentos para a Linha 10 até 2010 é de R$ 743
milhões, distribuídos em obras de modernização e acessibilidade de 12
estações, modernização e implantação da via permanente, sistemas de
sinalização, energia e telecomunicações.
Serão adquiridos 10 novos trens, permitindo a redução dos intervalos
no horário de pico de 8 para 6 minutos. Espera-se um aumento do número
de usuários diários em todo o trecho de 260 mil para cerca de 500 mil
pessoas, nos dois serviços (expresso e parador), bem como a redução do
tempo de percurso entre Luz e Mauá, dos atuais 46 minutos para 23
minutos.
Benefícios Previstos:
Linha 10 - Turquesa Intervalo entre trens no horário de pico: de 10 para 6 minutos Oferta de lugares/hora/sentido: de 11 mil para 18 mil.
Expresso ABC - Intervalo entre trens: 8 minutos Oferta de lugares/hora/sentido: 15 mil
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