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| Números demonstram que o SMS Denúncia é eficiente parceria entre usuários e a companhia do Metrô |
Colocado em operação no dia 26 de janeiro do ano
passado, desde então, até o dia 30 de abril passado, o serviço de SMS
Denúncia da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) soma mais de
76 mil torpedos recebidos (cerca de 170 por dia). De acordo com Rubens
Menezes, chefe do Departamento de Segurança do Metrô, só no ano passado
foram enviadas 50.578 denúncias e, em 2012, até abril são 26.283
mensagens. “A gente deve ultrapassar a casa dos 50 mil neste ano. Esse
número para nós é muito importante porque significa que mais de 50 mil
pessoas colaboraram para que pudéssemos colocar a segurança aonde
precisava estar”, comemorou o chefe de segurança.
Segundo Menezes, no sistema as infrações administrativas são
as mais denunciadas. Em 2011, a campeã das reclamações foi o comércio
irregular: foram 7.057 denúncias, seguida das 5.956 mensagens reclamando
da existência de pedintes dentro dos vagões.
Para Menezes, a adesão da população ao serviço de mensagens
demonstra que o usuário não tolera comportamento irregular, e que assume
papel de ‘proprietário do Metrô’, ajudando a coibir tais práticas
nocivas.
“O usuário do Metrô é muito exigente e comunica o que vê. Ele se sente dono do Metrô, interage e manda a informação”, disse.
Ele afirmou ainda que são 1.200 homens garantindo a segurança
do Metrô, mais 1.200 câmeras espalhadas pelas estações metroviárias e
outras 900 câmeras instaladas nos trens.
“E contamos com a população de quatro milhões de usuários colaborando diretamente na segurança do Metrô”, completou.
Sistema inibe a prática de irregularidades no trens
O envio do SMS de denúncias para o Metrô coíbe a prática de
irregularidades dentro de trens e estações do Metrô. Segundo dados do
Departamento de Segurança da companhia, em 2009 o número de ocorrência
por um milhão de passageiros era de 1,0. Em 2010, este número chegou a
1,1 e ano passado foi de 0,9.
“Nosso indicador de violência é muito positivo. O delito
permeia a sociedade e o Metrô está no seio da cidade, não dá para
transformá-lo em uma ilha”, disse o chefe do Departamento de Segurança,
Rubens Menezes. Ele afirmou que o SMS tem inibido condutas irregulares.
“O fato de as pessoas saberem que a qualquer momento pode
haver a comunicação da ocorrência por si já inibe o comportamento
inadequado e contribui diretamente para a manutenção da ordem no
sistema”, afirmou.
Rubens Menezes ressaltou também que, com o crescente número
de usuários do sistema, estimado em quatro milhões de pessoas, pode
contribuir para o aumento no número de ocorrências. Assim sendo, os
números mantidos ano após ano, para Menezes, demonstram a eficácia da
parceria entre usuários e a companhia.
Atendimento em 7 minutos
Canal dedicado à segurança dentro das estações do Metrô e trens do sistema de transporte,
o envio de SMS é uma maneira de garantir rapidez e eficácia no
atendimento às ocorrências. Segundo Rubens Menezes, chefe do
Departamento de Segurança do Metrô, a partir do momento que é recebida a
mensagem sobre a ocorrência, o tempo médio para que uma dupla de
seguranças atenda a ocorrência é de até sete minutos.
As infrações vão desde o comércio irregular dentro das composições e pedido de dinheiro,
passando por situações como, segurar a porta do trem, o volume alto de
objeto eletrônico, o uso indevido dos bancos que são reservados.
“O curioso é que até coisas que não pertencem ao Metrô são
encaminhadas para nós. Recebemos um SMS de uma pessoa que embarcou na
estação Armênia, no sentido Santana, e viu um princípio de incêndio no
Shopping D. Acionamos o Corpo de Bombeiros, que já havia recebido a
informação, mas percebemos que coisas que nem são do nosso sistema
também são comunicáveis”, afirmou.
Com o número carro é possível chegar ao infrator
Para denunciar alguma situação irregular por meio do sistema
de SMS Denúncia do sistema do metropolitano é preciso escrever para
7333-2252.
Dentro dos trens, o importante é comunicar o número do carro
em que o usuário está, o fato que está acontecendo e descrever a pessoa
que está sendo denunciada.
De acordo com Rubens Menezes, chefe de segurança do Metrô, os
dados são enviados para a central de operações da companhia. Com o
número do carro, por meio de um painel, é possível checar o sentido e
qual próxima estação de parada da composição.
Um torpedo de confirmação é enviado como resposta. Há casos ainda em que o Metrô solicita outras informações.
Outro serviço via SMS operado pela companhia é o Direto do
Metrô, que envia em tempo real notícias sobre a operação nas linhas
administradas pela empresa. “A pessoa se cadastra (www.metro.sp.gov.br),
coloca seu nível de interesse, as linhas de uso e toda vez que
acontecer alguma alteração no sistema, o Metrô informa”, concluiu
Menezes.
Fonte: Jornal Destak

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