Índice[esconder] |
[editar] Histórico
A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway (SPR), posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A linha é considerada "um dos marcos iniciais do desenvolvimento da cidade de São Paulo".[1] No início do século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Pirituba. Na década de 1940 a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984 passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em abril de 2010 a prefeitura de São Paulo anunciou uma operação urbana margeando a Linha 7, na tentativa de atrir investimentos para as regiões da Lapa e do Brás, atualmente ocupadas por diversos galpões e terrenos abandonados, as últimas grandes áreas ociosas da cidade.[1] As regiões somam 135 mil moradores, mas a expectativa é de atrair quatrocentos mil novos ao longo dos vinte anos seguintes.[1]
[editar] Percurso
A Linha 7 atende a circulação entre as estações Luz e Jundiaí, passando pelos municípios de Caieiras, Franco da Rocha,Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista — estas duas últimas já fora da Região Metropolitana de São Paulo. O trajeto é feito em duas "pernas", com transferência livre em Francisco Morato.Esta sub-região metropolitana apresenta topografia muito acidentada (Serra dos Cristais), sendo que os núcleos urbanizados foram se localizando ao longo da ferrovia, como bairros dormitórios, devido a dificuldades locacionais para instalações industriais ou geradoras de emprego. Tem como ligação por rodovia de acesso, a SP-332, antiga ligação entre São Paulo e Campinas.
A linha até hoje possui estações originais da SPR, algumas com o prédio construído ainda no século XIX, como Caieiras, Perus e Jaraguá. Esta última é bastante curiosa, pois as duas plataformas existentes (uma para cada sentido) situam-se em pontos diferentes da linha e não uma em frente à outra, sendo separadas por uma passagem de nível. O trajeto também passa por um túnel (de duas galerias) entre as estações Francisco Morato e Botujuru.
[editar] Características
Francisco Morato ↔ Luz | Jundiaí ↔ Francisco Morato | |
---|---|---|
Extensão | 39 km | 21,5 km |
Média de passageiros transportados/dia | 367.703 | - |
Intervalo entre trens (pico) | 6 min | 20 min |
Quantidade de estações | 13 | 5 |
Trens (hora pico) | 22 | 5 |
Tempo de percurso | 56 min | 25 min |
Distância média entre estações | 3.247m | 5.381m |
Oferta de lugares no pico | 14.220 | 2.438 |
Velocidade máxima | 90 Km/h | 70 Km/h |
Passagens em nível | 3 | 1 |
[editar] Estações
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (05/2008) [carece de fontes] |
---|---|---|---|---|
LUZ | Luz | São Paulo | Integração gratuita com a Linha 11-Coral da CPTM, com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô de São Paulo. | 127.431 |
BFU | Palmeiras-Barra Funda | São Paulo | Integração gratuita com a Linha 8-Diamante da CPTM e com a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda. | 136.235 |
ABR | Água Branca | São Paulo | 7.287 | |
LPA | Lapa | São Paulo | 26.979 | |
PQR | Piqueri | São Paulo | 3.498 | |
PRT | Pirituba | São Paulo | Próxima ao Terminal Pirituba da SPTrans. | 10.484 |
VCL | Vila Clarice | São Paulo | 2.707 | |
JRG | Jaraguá | São Paulo | 13.661 | |
??? | Vila Aurora | São Paulo | Estação em obras [2] | |
PRU | Perus | São Paulo | 16.458 | |
CAI | Caieiras | Caieiras | 9.452 | |
FDR | Franco da Rocha | Franco da Rocha | 20.783 | |
BFI | Baltazar Fidélis | Franco da Rocha | 8.277 | |
FMO | Francisco Morato | Francisco Morato | Integração gratuita com a Extensão Operacional para Jundiaí. | 34.101 |
[editar] Extensão operacional
Os trens que vêm da Luz param em Francisco Morato e voltam para a Luz. Para prosseguir até Jundiaí, é necessária baldeação. O trecho entre Francisco Morato e Jundiaí é feito por menos trens e com maiores intervalos. A partir do dia 9 de novembro de 2009, alguns trens (fora dos horários de pico e em caráter experimental) passaram a fazer o percurso completo Luz-Jundiaí e Jundiaí-Luz.Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (05/2008) [carece de fontes] |
---|---|---|---|---|
FMO | Francisco Morato | Francisco Morato | Integração gratuita com o trecho principal da Linha 7-Rubi. | 34.101 |
BTJ | Botujuru | Campo Limpo Paulista | 1.332 | |
CLP | Campo Limpo Paulista | Campo Limpo Paulista | 2.653 | |
VPL | Várzea Paulista | Várzea Paulista | 1.350 | |
JUN | Jundiaí | Jundiaí | 5.112 |
Inauguração | 16 de fevereiro de 1867 pela São Paulo Railway 27 de setembro de 1948 Estatizada como Santos-Jundiaí 1975 Repassada a RFFSA 1984 Repassada para a CBTU 1994 Repassada à CPTM como Linha A - Marrom 2008 Mudança de nome para Linha 7 - Rubi |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Estações | 17 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Comprimento | 61 km | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Estado | Em Serviço | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
0 comentários:
Postar um comentário