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Linha 7 Rubi

Categoria:
A Linha 7 - Rubi da CPTM compreende o trecho definido entre as estações LuzFrancisco Morato / Extensão: Francisco MoratoJundiaí. Até março de 2008 denominava-se Linha A - Marrom.

Índice

 [esconder

[editar] Histórico

Final de tarde chuvoso na Estação Jaraguá.
A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway (SPR), posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A linha é considerada "um dos marcos iniciais do desenvolvimento da cidade de São Paulo".[1] No início do século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Pirituba. Na década de 1940 a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984 passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em abril de 2010 a prefeitura de São Paulo anunciou uma operação urbana margeando a Linha 7, na tentativa de atrir investimentos para as regiões da Lapa e do Brás, atualmente ocupadas por diversos galpões e terrenos abandonados, as últimas grandes áreas ociosas da cidade.[1] As regiões somam 135 mil moradores, mas a expectativa é de atrair quatrocentos mil novos ao longo dos vinte anos seguintes.[1]

[editar] Percurso

A Linha 7 atende a circulação entre as estações Luz e Jundiaí, passando pelos municípios de Caieiras, Franco da Rocha,Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista — estas duas últimas já fora da Região Metropolitana de São Paulo. O trajeto é feito em duas "pernas", com transferência livre em Francisco Morato.
Esta sub-região metropolitana apresenta topografia muito acidentada (Serra dos Cristais), sendo que os núcleos urbanizados foram se localizando ao longo da ferrovia, como bairros dormitórios, devido a dificuldades locacionais para instalações industriais ou geradoras de emprego. Tem como ligação por rodovia de acesso, a SP-332, antiga ligação entre São Paulo e Campinas.
A linha até hoje possui estações originais da SPR, algumas com o prédio construído ainda no século XIX, como Caieiras, Perus e Jaraguá. Esta última é bastante curiosa, pois as duas plataformas existentes (uma para cada sentido) situam-se em pontos diferentes da linha e não uma em frente à outra, sendo separadas por uma passagem de nível. O trajeto também passa por um túnel (de duas galerias) entre as estações Francisco Morato e Botujuru.

[editar] Características


Francisco Morato ↔ Luz Jundiaí ↔ Francisco Morato
Extensão 39 km 21,5 km
Média de passageiros transportados/dia 367.703 -
Intervalo entre trens (pico) 6 min 20 min
Quantidade de estações 13 5
Trens (hora pico) 22 5
Tempo de percurso 56 min 25 min
Distância média entre estações 3.247m 5.381m
Oferta de lugares no pico 14.220 2.438
Velocidade máxima 90 Km/h 70 Km/h
Passagens em nível 3 1

[editar] Estações

Sigla Estação Município Observações MDU (05/2008) [carece de fontes]
LUZ Luz São Paulo Integração gratuita com a Linha 11-Coral da CPTM, com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô de São Paulo. 127.431
BFU Palmeiras-Barra Funda São Paulo Integração gratuita com a Linha 8-Diamante da CPTM e com a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda. 136.235
ABR Água Branca São Paulo
7.287
LPA Lapa São Paulo
26.979
PQR Piqueri São Paulo
3.498
PRT Pirituba São Paulo Próxima ao Terminal Pirituba da SPTrans. 10.484
VCL Vila Clarice São Paulo
2.707
JRG Jaraguá São Paulo
13.661
??? Vila Aurora São Paulo
Estação em obras [2]
PRU Perus São Paulo
16.458
CAI Caieiras Caieiras
9.452
FDR Franco da Rocha Franco da Rocha
20.783
BFI Baltazar Fidélis Franco da Rocha
8.277
FMO Francisco Morato Francisco Morato Integração gratuita com a Extensão Operacional para Jundiaí. 34.101

[editar] Extensão operacional

Os trens que vêm da Luz param em Francisco Morato e voltam para a Luz. Para prosseguir até Jundiaí, é necessária baldeação. O trecho entre Francisco Morato e Jundiaí é feito por menos trens e com maiores intervalos. A partir do dia 9 de novembro de 2009, alguns trens (fora dos horários de pico e em caráter experimental) passaram a fazer o percurso completo Luz-Jundiaí e Jundiaí-Luz.
Sigla Estação Município Observações MDU (05/2008) [carece de fontes]
FMO Francisco Morato Francisco Morato Integração gratuita com o trecho principal da Linha 7-Rubi. 34.101
BTJ Botujuru Campo Limpo Paulista
1.332
CLP Campo Limpo Paulista Campo Limpo Paulista
2.653
VPL Várzea Paulista Várzea Paulista
1.350
JUN Jundiaí Jundiaí
5.112
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Linha 7 - Rubi
Linha7 cptm.svg
Inauguração 16 de fevereiro de 1867
pela São Paulo Railway
27 de setembro de 1948
Estatizada como Santos-Jundiaí
1975 Repassada a RFFSA
1984 Repassada para a CBTU
1994
Repassada à CPTM como Linha A - Marrom
2008
Mudança de nome para Linha 7 - Rubi
Estações 17
Comprimento 61 km
Estado Em Serviço

Right side head station of cross-platform interchange

Luz Acesso as Linhas 1, 4*, 10 e 11
Underbridge

Viaduto Gen. Couto de Magalhães
Unknown route-map component "AKRZo"

Viaduto sobre a Rua Silva Pinto
Underbridge

Viaduto Engº Orlando D. Murgel
Underbridge

Viaduto Pacaembú
Middle of cross-platform interchange

Barra Funda Acesso a Linhas 3 e 8
Unknown route-map component "KMW"

Km 5
Underbridge

Viaduto Antarctica
Underbridge

Viaduto Pompéia
Level crossing

Passagem de nível com acesso pátio Lapa MRS
Station on track

Água Branca
Underbridge

Viaduto Comendador Elias Nagib Breim
Unknown route-map component "ABZlfg"

Ligação com os pátios da Lapa e Água Branca
Station on track

Lapa A
Bridge over water

Ponte sobre o Rio Tietê
Unknown route-map component "AKRZo"

Vd sobre a Av Raimundo P de Magalhães
Station on track

Piqueri
Unknown route-map component "KMW"

Km 10
Station on track

Pirituba
Underbridge

Viaduto da Av Raimundo Pereira de Magalhães
Unknown route-map component "AKRZo"

Viaduto sobre a R Estéfano Mauser
Station on track

Vila Clarice
Unknown route-map component "KMW"

Km 15
Underbridge

Viaduto sobre a Avenida Dr. Felipe Pinel
Level crossing

Passagem de nível da Estrada de Taipas
Station on track

Jaraguá
Unknown route-map component "KMW"

Km 20
Unknown route-map component "AKRZu"

Trilhos sob o Rodoanel Mário Covas
Station on track

Perus
Underbridge

Viaduto Dona Mora Guimarães
Underbridge

Viaduto Dep. Ulisses Guimarães
Unknown route-map component "KMW"

Km 25
Unrestricted border on track

Divisa entre São Paulo e Caieiras
Station on track

Caieiras
Underbridge

Trilhos sob o viaduto da Rodovia SP-332
Unknown route-map component "KMW"

Km 30
Underbridge

Viaduto Ver. José Carlos da Silva Júnior
Unrestricted border on track

Divisa entre Caieiras e Franco da Rocha
Underbridge

Viaduto
Level crossing

Passagem de nível da Rua Azevedo Soares
Station on track

Franco da Rocha
Unknown route-map component "KMW"

Km 35
Underbridge

Viaduto Estr. do Lago
Station on track

Baltazar Fidélis
Unrestricted border on track

Divisa entre Franco da Rocha e Francisco Morato
Station on track

Francisco Morato
Underbridge

Viaduto das Camélias
Unknown route-map component "KMW"

Km 40
Enter tunnel

Túnel de Botujuru
Unknown route-map component "tGRENZE"

Divisa entre Francisco Morato e Campo Limpo Paulista
Exit tunnel


Unknown route-map component "AKRZo"

Viaduto sobre a Estr. Faustino Bizetto
Station on track

Botujuru
Unknown route-map component "KMW"

Km 45
Station on track

Campo Limpo Paulista
Unknown route-map component "KMW"

Km 50
Unrestricted border on track

Divisa entre C Limpo Pta. e Várzea Paulista
Unknown route-map component "KMW"

Km 55
Station on track

Várzea Paulista
Level crossing

Passagem de nível da Rua Avenida Pacaembu
Unrestricted border on track

Divisa entre Várzea Paulista e Jundiaí
Unknown route-map component "KMW"

Km 60
Unknown route-map component "ABZdg"

Ligações com os trilhos da MRS
End station

Jundiaí

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