Linha 10 faz terminal no Brás desde agosto de 2011 |
A CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) reconheceu publicamente que
errou ao não comunicar com antecedência a população do Grande ABC sobre
as mudanças na Linha 10-Turquesa. Em agosto, a empresa passou o ponto
final do itinerário da Estação Luz para o Brás, sob alegação de que a
medida seria temporária e em função de obras de modernização da via
férrea. No entanto, após a conclusão dos serviços, a linha não voltou à
Luz. O anúncio oficial de que o Brás seria definitivamente o destino
final foi feito pela apenas em janeiro.
"Faço aqui um
mea culpa. Nós falhamos na comunicação. Deveríamos ter feito trabalho
melhor para alertar os passageiros antes da decisão final", admitiu o
presidente da CPTM, Manuel Bandeira. A direção da empresa esteve ontem
na Câmara de Santo André para audiência pública com o Consórcio
Intermunicipal do Grande ABC. A reunião foi marcada para que a companhia
expusesse à população da região os motivos que levaram à alteração no
trajeto.
Bandeira
reiterou que o Brás continuará sendo o terminal da linha, o que provocou
insatisfação na plateia. "A Luz não comporta três linhas de trem. Isso
coloca em risco a segurança dos passageiros, por isso optamos pela
mudança", explicou. Por lá, passam cerca de 500 mil pessoas diariamente.
Segundo Bandeira, o itinerário que vem à região foi escolhido para o
corte por já ter outras duas conexões com o Metrô, nas estações
Tamanduateí e Brás. Segundo ele, passageiros das linhas 11-Coral e
7-Rubi têm mais necessidade de desembarcar na Luz.
Para compensar
os prejuízos aos usuários do Grande ABC, Bandeira citou o Expresso ABC,
com previsão para entrega em 2015, além da reforma de todas as estações
da linha e o aumento nas composições, que passarão a ter oito vagões -
dois a mais do que os atuais.
O presidente do
Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT) demonstrou
insatisfação quanto às explicações. "Temos várias perguntas sem
respostas. Não vimos a pesquisa feita com a população e tem dados
difíceis de entender."
Antes da
audiência, o deputado estadual Alex Manente (PPS) também se reuniu com
Bandeira para tentar reverter a decisão. "Vamos buscar subsídios
técnicos para provar à CPTM que é possível a volta à Estação Luz."
São Caetano
A Câmara de São
Caetano vota hoje projeto de lei que autoriza o Executivo a firmar
convênio com a CPTM para que o sistema ferroviário se integre ao serviço
municipal de transporte. A reforma da estação é necessária para receber
os trilhos do Expresso ABC. "Como São Caetano será uma parada do trem, é
necessária melhor integração com os ônibus", explica o vereador Fábio
Palácio (PR), que preside a Comissão de Mobilidade Urbana no
Legislativo.
Segundo Palácio, a reforma será complexa. "Será feita a demolição completa e depois uma nova estação", reitera o parlamentar.
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