O governo de
São Paulo anunciou nesta segunda-feira o início de mais obras de
extensão da Linha 2-Verde. O trecho a ser construído tem cerca de 4,5 km
e vai da estação Oratório até o cruzamento com a avenida Sapopemba, na
região sudeste da capital paulista.
O plano total
de extensão da linha prevê a ligação da estação Vila Prudente ao bairro
de Cidade Tiradentes, na zona leste - uma extensão de 24,5 km - e tem
prazo final de entrega para 2016. O empreendimento é orçado em R$ 4,9
bilhões, incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens.
O primeiro
trecho, Vila Prudente-Oratório, de 2,9 km, já está em implantação.
Posteriormente, a obra seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de
10,1 km e oito estações. O trecho final, de São Mateus a Hospital
Cidade Tiradentes, terá sete estações e 11,4 km de extensão.
O anúncio foi
feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante a
inspeção das obras da estação e do pátio Oratório, que também fazem
parte da extensão da Linha 2-Verde, em monotrilho. Segundo o governo, no
dia 10 de janeiro, o Metrô recebeu a Licença Ambiental de Instalação
para a construção.
"Nós vamos
entregar o ano que vem Oratório: estação e pátio. Aliás, duas estações:
estação Vila Prudente e a estação Oratório. Depois, 2014, mais oito
estações. Chegaremos a São Mateus. Então, já temos aí 10 estações. E
ficam mais sete pra 2016", afirmou Alckmin após a vistoria.
A inauguração
do primeiro trecho do monotrilho da Linha 2-Verde, em construção entre
Vila Prudente e Oratório, está prevista para 2013. O segundo trecho, até
São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade
Tiradentes, em 2015. Segundo o governo, quando o monotrilho estiver em
operação, os moradores da zona leste poderão ir de Cidade Tiradentes a
Vila Prudente em 50 minutos - atualmente, o percurso de transporte
público leva cerca de duas horas.
As obras da
estação Oratório, que terá 5 mil m² de área construída, tiveram início
em abril de 2010. Atualmente, 139 operários executam as lajes da
plataforma e mezanino. O governo estima que mais de 9 mil passageiros
por dia passem pela estação, que terá dois acessos e um bicicletário com
50 vagas para cada um.
Monotrilho
A ligação entre
Vila Prudente e Tiradentes será feita por monotrilho - veículos sobre
rodas que circulam em via elevada entre 12 m e 15 m de altura. O Metrô
justificou a opção pelo sistema, em detrimento do transporte
subterrâneo, porque o monotrilho tem menor tempo de implantação,
minimiza a necessidade de desapropriações e sua capacidade (transportar
48 mil passageiros por hora em cada sentido) é compatível com a demanda.
A extensão da
Linha 2-Verde avançará ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia
Mello, Sapopemba, Metalúrgicos e estrada do Iguatemi.
A velocidade do
monotrilho, segundo o governo, é semelhante ao metrô convencional
(máxima de 80 km/h e média operacional de 36 km/h). O sistema funciona
por energia elétrica e, como o veículo roda sobre pneus, faz menos
barulho em relação ao metrô.
Nossos Termos de Uso
Pesquisar neste blog
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário