A nova fábrica de monotrilhos da Bombardier, que foi inaugurada em
Hortolândia (SP) nesta sexta-feira, 13/04, irá produzir veículos com
capacidade semelhante à do metrô. De acordo com Luis Ramos, diretor de
Relações Institucionais da Bombardier para a América Latina, cada
monotrilho poderá transportar 1.000 passageiros, com intervalo médio
entre trens de 75 segundos. “Conseguiremos assim atender ao transporte
de 500 mil passageiros por dia”, afirmou Ramos.
A nova fábrica inicia as operações trabalhando com aproximadamente 40%
de componentes nacionais, mas deve aumentar esse índice para 60% até o
final do ano. Nessa época, a planta também já deverá estar apta a
fabricar um trem do monotrilho – que possui sete carros – por semana.
“Nosso objetivo, depois de ultrapassar essa curva de aprendizagem, é
fazer um carro por dia”, explica Ramos. De qualquer forma, o primeiro
trem da encomenda de 54, feita pelo Metrô de São Paulo para a Linha 2-
Verde, deve ser entregue no final desse ano.
De acordo com o executivo, o monotrilho paulistano deverá atrair a atenção para negócios
com outras grandes cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Rio de
Janeiro e Recife. Com relação a contratos com o exterior, a Bombardier
afirma já ter sido procurada pela Índia, que tem um projeto de sistema
de monotrilho semelhante ao de São Paulo – que nasce como o monotrilho
de maior capacidade do mundo.
Com investimento de R$ 15 milhões, a fábrica de Hortolândia foi
construída em 18 meses e já está operando. Apesar de o primeiro contrato
fechado ser o pedido do Metrô, a intenção da empresa é centralizar na
unidade todas as futuras encomendas, inclusive para América Latina e
Europa. “Nós temos outra unidade em Kingston, no Canadá, mas queremos
centralizar aqui. Tudo vai depender da evolução do mercado”, afirmou o
diretor.
Fonte: Revista Ferroviária
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