Expansão em monotrilho da Linha 2-Verde terá trecho de 2,9 km, entre as estações Oratório e Vila Prudente
Estão avançadas as obras do primeiro trecho da expansão em monotrilho
da Linha 2-Verde do Metrô, que receberá trens fabricados no Brasil pela
empresa canadense Bombardier, cuja fábrica foi inaugurada ontem em
Hortolândia.
Serão 17 estações ao longo de 24,6 km de extensão, ligando Vila Prudente
ao Hospital de Cidade Tiradentes, na Zona leste, com um total de
investimento de R$ 4,9 bilhões e previsão de 550 mil passageiros por
dia.
Já é possível ver a estrutura bruta que está preparada para o lançamento
das vigas-guia no primeiro trecho de 2,9 quilômetros de extensão, entre
as estações Vila Prudente e Oratório. Serão empregadas 450 vigas-guia,
incluindo o pátio de estacionamento e manutenção de trens, localizado
próximo à estação Oratório. A previsão de entrega deste trecho é no
final de 2013.
A produção das vigas – até seis peças por dia – está sendo feita em uma
fábrica montada em uma área de 50 mil metros quadrados, situada na
altura do número 1.800 da Avenida Jacu Pêssego. Cerca de 170
trabalhadores estão envolvidos na fabricação das vigas.
Ao mesmo tempo, 139 operários executam as lajes da plataforma e mezanino
da futura estação Oratório. “A fase mais adiantada da obra é a
estrutura bruta em concreto, que está 75% realizada”, disse o engenheiro
Paulo Meca, responsável pela obra. “A próxima fase será o acabamento e a
instalação de cobertura metálica.”
A estimativa é de que mais de nove mil passageiros por dia utilizem a estação Oratório quando em funcionamento, em 2013.
As obras de construção do Pátio Oratório tiveram início em abril de
2010. Atualmente, estão sendo realizadas as obras de terraplanagem, a
construção de galerias enterradas e as fundações para as vigas-guia do
monotrilho.
O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes, em 2016.
A estudante Elaine Moura, que todo os dias percorre este trecho de
ônibus espera economizar três por dia quando todo percurso estiver
concluído. “Hoje dá para ler um livro por dia no ônibus”, disse.
Ouro /Outra que será operada por monotrilho é a nova Linha 17-Ouro, que
fará a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária. O
primeiro trecho a ser entregue será entre o Aeroporto de Congonhas e a
estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), com 7,7
quilômetros de extensão, atendendo à concentração da rede hoteleira na
região.
Na sequência, a Linha 17 será conectada à Linha 5-Lilás do Metrô na
estação Campo Belo, até meados de 2014, e o restante da linha até
meados de 2015.
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