Jurandir Fernandes, critica a falta de construção de corredores por
prefeituras da Região Metropolitana, inclusive de São Paulo. Para ele,
além do impacto do bilhete único e do crescimento da economia, houve
'seccionamento do sistema de linhas de ônibus' e atraso de três anos no
projeto da Linha 5 do Metrô. 'Quando estiver operando, vai aliviar.'
Quais são os tipos de falhas?
No metrô do Brasil
e do resto do mundo, há similaridade no tipo de falha, que é a
obstrução de portas. É um dos equipamentos nevrálgicos no sistema.
Fecham e abrem mais de 4,5 milhões de vezes por dia. São 4,5 mil viagens
no Metrô, 2,5 mil na CPTM, mais de 7 mil viagens por dia. Uma
composição de Metrô tem 24 portas; na CPTM, 32. Não é só o abrir e
fechar. Tem também a compressão da superlotação. As pessoas chegam
atrasadas, forçam e, quando há problema de portas, é preciso retirá-las
de circulação. A norma no mundo é não se transportar gente com porta
aberta em sistemas urbanos. No caso da CPTM, por ser mais aberto, o
sistema sofre com intempéries, como descargas elétricas nas subestações e
na rede aérea, que é toda descoberta.
Qual a linha mais afetada?
A linha na CPTM que mais nos dá preocupação é a 9. Com a inauguração da
Linha 4-Amarela, a Linha 9 da CPTM serviu de canalização para todo mundo
que vinha da região sul, de Grajaú, Capão Redondo, para todos que
tinham como alternativa descer no Largo 13 e pegar ônibus. Todos
migraram e a Linha 9 deu um salto forte. A capacidade de transporte
ficou comprometida. Resolvemos fechar aos domingos para acelerar os
investimentos.
No horário de pico, há um forte desconforto dos passageiros. Sim. É
desconfortável. O que eu tenho criticado. Houve seccionamento de linhas
de ônibus. Você repara na Radial Leste. Quase não tem mais ônibus na
rua. Houve seccionamento em Guaianases e Itaquera e descarregou-se tudo
no trem. Acho que se perde uma oportunidade de ouro. Quando você tira
caminhões de circulação na cidade, seria importante ter preenchido com
ônibus.
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