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Trem Série 8000 da CPTM |
A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], ja entregou 13 de
um total de 36 novos trens da Série 8000 para a Linha 8-Diamante agora
restam 23 composições a serem entregues.
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Fábrica da CAF em Hortolândia - SP /Foto: Ricardo Guimarães |
Fabricadas pela CAF, em Hortolândia - SP, formados por oito carros cada,
os trens são equipados com tecnologia de ponta, ar-condicionado,
sistemas de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays] e de
sinalização de abertura e fechamento de portas. Além disso, contam com
monitoramento feito por meio de câmeras instaladas no interior e na
parte externa do primeiro e último carros, o que permite visualizar o
movimento de usuários, inclusive, na plataforma da estação.
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Cerimônia de entrega do novo trem para a Linha 8 |
O diferencial é o salão contínuo de passageiros [passagem
livre
entre os carros]. Com 170 metros de comprimento, a parte externa do
trem segue o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da
frota e conta com design arrojado, layout moderno e funcional no seu
interior. As composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou
mobilidade reduzida e contam também com dispositivos para orientar
usuários com deficiência auditiva [mapa dinâmico] ou visual [áudio].
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Salão do novo trem da Linha 8-Diamante |
Desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega dessas três
composições, o número em operação chega a 67. Os 38 trens restantes
serão entregues gradativamente até 2013.
Desafio: a CPTM está realizando altos investimentos para sua
modernização. A exemplo de 2011, neste ano, serão aplicados recursos da
ordem de R$ 1 bilhão nas obras de infraestrutura [sinalização,
telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente], além da
modernização das estações mais antigas e da frota de trens.
Hoje o maior desafio que a CPTM enfrenta é executar as obras de modernização sem deixar de atender aos usuários. Fazer esse
trabalho
exige uma série de medidas como promover intervenções em horários de
menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e de
madrugada, o que prolonga o tempo de implementação das obras, já que a
linha não pode ficar fechada para a execução dos serviços, o que com
certeza prejudicaria ainda mais o usuário.
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