A Stadler Rail,
fabricante suíça de trens, deve entregar em agosto de 2012 a primeira
das sete locomotivas de cremalheira encomendadas pela MRS. O chassi e a
cabine da primeira locomotiva já estão prontos. As máquinas estão sendo
fabricadas em Bussnang, na Suíça.
Cada locomotiva
tem cerca 18 metros, potência de 5.000 kW e força de tração de 700 kN.
As locomotivas de quatro eixos têm cada uma, dois truques que, por sua
vez, contam com dois sistemas de transmissão por pinhões encaixados em
uma cremalheira de lamela tripla. O suporte é fornecido por dois
sistemas de transmissão de aderência separados, que contribuem com cerca
de 25% da tração conforme o trem sobe. A capacidade regenerativa do
equipamento de tração também permite uma grande economia de energia a
ser feita na linha de 3 kV CC.
Com as novas
máquinas, a MRS pretende aumentar sua capacidade, passando das atuais 7
milhões de toneladas úteis por ano para até 28 milhões de toneladas ano,
por sentido. As novas locomotivas serão 50% mais eficientes do que as
utilizadas atualmente - fabricadas pela Hitachi na década de 70. Todas
as locomotivas devem ser entregues até 2013 e o valor do contrato é de
R$ 120 milhões.
A cremalheira
da Serra do Mar tem 8 km de extensão, entre o planalto paulista e a
Baixada Santista. O percurso tem rampas de 10%. É um sistema onde a
tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a
locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado,
colocado no centro da via.
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