O secretário de
Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes disse ao BOM
DIA, via sua assessoria de comunicação, que “se houver a união de forças
suprapartidárias e não ocorrerem recursos de empresas nas concorrências
públicas a o trem já poderá entrar em funcionamento a partir de 2016”.
O secretário
convidou os deputados Hamilton Pereira e Maria Lúcia Amary – os dois com
base eleitoral em Sorocaba e região e com mais tempo de serviço na
Assembleia Legislativa – para uma reunião, em abril. A ideia é sentir se
os líderes de partidos opostos desejam que esse trem entre em operação.
O secretário
acredita que aqueles que viajam para a Capital darão prioridade ao trem,
que será confortável. “Com hora certa para chegar e alguns serviços de
bordo, como sinal de internet e possivelmente também serviço de café”,
afirmou. O trajeto será feito em pouco mais de 40 minutos, com parada em
Mairinque e talvez em São Roque. O desembarque na cidade de São Paulo
deve ser definida na Barra Funda, na Lapa ou na região de Pinheiros.
Deputados/O
deputado Hamilton Pereira falou que a expansão de regiões metropolitanas
como São Paulo, Sorocaba e Campinas (em um futuro não muito distante)
promoverá o encontro dessas manchas urbanas transformando rodovias como a
Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera e Bandeirantes em grande
avenidas. “Os trabalhadores que saem de Sorocaba para trabalhar em São
Paulo enfrentam congestionamentos nas rodovias”. Hamilton enfatizou a
importância da ferrovia para o escoamento da população.
Já a deputada
Maria Lúcia Amary disse que uma das solicitações será que seja usado em
Sorocaba como ponto de partida a Estação de Ferroviária. “Vamos mostrar
que a estação está próximo ao Terminal Santo Antônio que vai facilitar o
embarque de passageiros.” Ela afirma que o investimento deve ficar
entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões. “Ainda não temos estimativa de quanto
será o valor da passagem”.
O deputado
estadual Carlos Cezar – parlamentar também com base eleitoral em
sorocaba – disse que vai se empenhar também na questão. “As rodovias que
ligam as cidades, que hoje já apresentam grande transtorno aos
motoristas devido ao trânsito, também serão desafogadas”, disse.
Traçado novo ainda não está definido
O novo traçado
para a ferrovia que vai ligar Sorocaba-São Paulo ainda não está definido
mas já existe um projeto executivo do assunto
160 quilômetros por hora será a velocidade do trem rápido
Linha atual não
Poderá ser utilizada
A linha
existente é usada para o transporte de cargas e têm curvas consideradas
fechadas que impossibilitam viagens acima dos 70 km/h
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