As 20 primeiras unidades (de um total de 100) foram totalmente fabricadas na França, sendo as 80 restantes montadas no Brasil pela Cobrasma, localizada no município de Osasco.
Na metade da década de 80, a FEPASA renomeou toda a sua frota de carros, e assim, os chamados "trens franceses" foram renumerados dentro da Série 5000. Sua numeração passou a ser UI 5XXX, onde o UI significava "Unidade Inoxidável" seguida da série do trem (Série 5000) mais dos números de identificação de cada TUE (seqüêncial).
Em 1992, a operação das linhas da FEPASA foram repassadas à nova empresa CPTM, que operava as linhas Oeste e Sul da Fepasa, porém os valores arrecadados na bilheteria eram repassados à FEPASA. Somente no ano de 1996 a CPTM passou a operar totalmente as novas Linhas B & C (atuais 8 - diamante & 9 - esmeralda). Atualmente a série 5000 é a maior frota da CPTM; sendo que cada composição possui 12 carros, divididos em 2 TUE's de 6 carros. Entre 1999 e 2000, algumas unidades foram modernizadas.
TUE Francorail/Cobrasma-Série 5000 | |
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Fepasão, Trem Francês | |
TUE Série 5000 no pátio de Presidente Altino - Linha 8 ---- |
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Período de serviço | 1978-presente |
Fabricante | Francorail/Cobrasma/MTE/Brown Boveri/Traction Cem Oerlikon/Jeumont Schneider |
Período de construção | 1978-1980 |
Peíodo de renovação | 1999-2000 |
Total construídos | 48 (288 carros) |
Total em serviço | 36 |
Formação | 12 carros (2 TUEs de 6) |
Operador | FEPASA (1978-1992) CPTM (1992-presente) |
Linhas | 8 - Diamante |
Especificações | |
Corpo | Aço Inox |
Portas | 8 por carro (4 de cada lado) |
Potência | 828 kW |
Captação de energia | Catenária |
Bitola | 1.600 mm |
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