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Série 5000

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O Trem unidade elétrico foi fabricado entre 1978 e 1980 pelo consórcio CCTU (formado pelo consóercio Francorail, Société MTE ,Brown Boveri, Traction Cem Oerlikon e Jeumont Schneider) para a Linha Oeste da FEPASA, que o nomeou série 9000. Como representante do CCTU no Brasil foi escolhida a COBRASMA - Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários, que foi responsável pela revisão de entrega dos primeiros trens (vindos inteiramente montados da França) e da montagem (em regime de CKD - Completely Knocked Down) dos 80 TUE's restantes.
As 20 primeiras unidades (de um total de 100) foram totalmente fabricadas na França, sendo as 80 restantes montadas no Brasil pela Cobrasma, localizada no município de Osasco.
Na metade da década de 80, a FEPASA renomeou toda a sua frota de carros, e assim, os chamados "trens franceses" foram renumerados dentro da Série 5000. Sua numeração passou a ser UI 5XXX, onde o UI significava "Unidade Inoxidável" seguida da série do trem (Série 5000) mais dos números de identificação de cada TUE (seqüêncial).
Em 1992, a operação das linhas da FEPASA foram repassadas à nova empresa CPTM, que operava as linhas Oeste e Sul da Fepasa, porém os valores arrecadados na bilheteria eram repassados à FEPASA. Somente no ano de 1996 a CPTM passou a operar totalmente as novas Linhas B & C (atuais 8 - diamante & 9 - esmeralda). Atualmente a série 5000 é a maior frota da CPTM; sendo que cada composição possui 12 carros, divididos em 2 TUE's de 6 carros. Entre 1999 e 2000, algumas unidades foram modernizadas.
TUE Francorail/Cobrasma-Série 5000
Fepasão, Trem Francês
Linha B5000-aCPTM.jpg
TUE Série 5000 no pátio de Presidente Altino - Linha 8
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Período de serviço 1978-presente
Fabricante Francorail/Cobrasma/MTE/Brown Boveri/Traction Cem Oerlikon/Jeumont Schneider
Período de construção 1978-1980
Peíodo de renovação 1999-2000
Total construídos 48 (288 carros)
Total em serviço 36
Formação 12 carros (2 TUEs de 6)
Operador FEPASA (1978-1992)
CPTM (1992-presente)
Linhas 8 - Diamante
Especificações
Corpo Aço Inox
Portas 8 por carro (4 de cada lado)
Potência 828 kW
Captação de energia Catenária
Bitola 1.600 mm

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