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| CAF 2000 |
Fotos: Acervo Pessoal
Bom dia, caros leitores! Mais um domingo de histórias aqui no blog, onde
hoje falaremos do CAF 2000, do Expresso Leste. Antes, gostaria de
agradecer por todos que nos visitam diariamente e por vocês que estão
acompanhando todos os domingos a história das frotas da CPTM. O sucesso
desse trabalho é graças a vocês, que semanalmente estão aqui,
prestigiando e comentando. Vamos aos trabalhos:
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| Trens série 2000 em produção, na CAF Espanhola (1998 aprox.) |
Até o ano de 1997, as então linhas E e F da CPTM eram as mais
problemáticas. Ligando a região do Brás, cortando grande parte da zona
leste e chegando até Mogi das Cruzes, passaram anos sem investimentos,
contavam com trens em péssimo estado e estações precárias. A CPTM
começou a investir na sua reconstrução à partir desse ano, uma vez que
em 1996 havia assumido o controle das linhas da Fepasa (atualmente,
linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda). Eis que o projeto de construir uma
linha expressa, que partisse do centro de São Paulo e que atendesse ao
menos metade do trecho (para complementar o serviço oferecido pelo Metrô
de São Paulo). A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos),
responsável pelas linhas paulistanas até 1992, preparou os primeiros
documentos para a compra de 30 trens de quatro carros, com
ar-condicionado, para atender o novo serviço expresso. A documentação
necessária estava pronta, mas a Companhia não disponibilizava de verba
suficiente para a aquisição. O tempo passou, a CPTM em poucos anos levou
a licitação à frente e a CAF venceu a concorrência, para fornecer a
encomenda.
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| 2001 no abrigo de Presidente Altino (1999) |
Em meados de 1999, chegavam ao Brasil os primeiros trens, que iriam
atender o novo serviço, denominado 'Expresso Leste'. A linha sairia da
estação Brás, passaria pelo Tatuapé, atenderia parada nas novas estações
Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes. Essa
última, foi reconstruída para servir de terminal 'provisório' do
Expresso, estando a estação antiga um pouco mais à frente. Uma
curiosidade que poucos sabem: O Expresso Leste era para ser um
complemento da linha 3-Vermelha do Metrô. Toda a obra foi realizada pela
companhia, que chegou até mesmo a licitar trens para circularem entre
Corinthians-Itaquera e Guaianazes (a atual Frota E do Metrô). A compra
dos 10 trens 'Milenio' se deu para o Expresso Leste, fato que nunca
aconteceu. Após acordo, o trecho foi passado para o controle da CPTM,
que posteriormente construiu a sua 'Linha G' e passou o controle para o
Metrô, que rebatizou como Linha 5-Lilás.
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| Primeiro trem do Expresso Leste, em testes |
Em 27 de maio de 2000, entrava em operação o Expresso Leste. O novo
serviço foi muito exaltado pelos usuários e pela CPTM, que dava as
primeiras mostras da sua reforma e modernização. Em viagens que duravam
menos de meia hora, ligando Roosevelt (Brás) até Guaianazes, os novos
trens deslizavam sobre trilhos mais seguros, oferecendo um conforto
ímpar na época. Nas estações, modernidade e acessibilidade davam mostras
de uma nova CPTM em ação. Outra curiosidade: os trens que fizeram as
primeiras viagens no novo trecho foram da série 2100, que chegaram ao
Brasil em 1998. Para tanto, a CPTM quis mostrar que os trens seriam do
mesmo padrão mostrado inicialmente. Aproveitando que ambos os trens eram
espanhois da CAF, o usuário reconheceria que o serviço seria novo daqui
para frente.
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| Trens 2000 e 2100 no pátio da Lapa: CPTM de cara nova (foto de 1999 aprox) |
Ao entrarem em serviço, os trens do Expresso deram outra cara para a
CPTM. Trens confortáveis, rápidos, seguros, com ar-condicionado... um
verdadeiro metrô de superfície. Em 2003, a CPTM aumentou o uso do
Expresso, levando os trens para a estação Luz. Agora, a demanda da Linha
E aumentava consideravelmente, pois ganhava novos adeptos diariamente.
Os quinze trens eram usados com muita frequência, pois a cada dia, a
demanda crescia mais. No final de 2009, começava a revisão geral dos
trens do Expresso Leste, pois já haviam alcançado a quilometragem
necessária. O primeiro trem a sair da revisão foi a composição 2032-2053
(K30), que ganhou a nova identificação da CPTM.
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| 'K30' circulando após sua revisão geral |
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| Salão de Passageiros |
Em 2010, os trens da série 2000 ganharam a companhia dos novos trens
série 7000. O aumento do Expresso aumentou tanto, que os primeiros trens
já não davam mais conta, sendo necessário receber reforço na frota. A
chegada dos novos trens possibilitou também acelerar o processo de
revisão geral dos demais trens. Para esse ano, mais uma frota será
incorporada ao Expresso: Alstom 9000. A história do CAF 2000 é curta,
pois trata-se de um trem consideravelmente novo. Mas fica mais um
registro para os leitores que não o conheciam.
Essa aquisição de 30 trens de quatro carros teve ainda um aditivo de contrato. Caso se fizesse necessário, a CPTM poderia solicitar mais 12 trens de quatro carros, para complementar o contrato. E assim se fez. Na próxima matéria, que entrará no ar às 14h, a continuação da frota série 2000: Cofesbras 2070. Voltem mais tarde para conferir!
Essa aquisição de 30 trens de quatro carros teve ainda um aditivo de contrato. Caso se fizesse necessário, a CPTM poderia solicitar mais 12 trens de quatro carros, para complementar o contrato. E assim se fez. Na próxima matéria, que entrará no ar às 14h, a continuação da frota série 2000: Cofesbras 2070. Voltem mais tarde para conferir!
Dados técnicos
Comprimento
Carro motor: 21,174 m
Carro reboque: 20,610 m
Comprimento total: 167,163 m (oito carros)
Largura: 3,050 m
Altura
Carro motor: 4,389 m
Carro reboque 1: 5,500 m
Carro reboque 2: 4,215 m
Peso
Carro motor: 50 t
Carro reboque 1: 41 t
Carro reboque 2: 39 t
Lotação:
Passageiros sentados
Carro motor: 54
Carro reboque: 58
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| Trens série 2000 no abrigo Engº São Paulo |









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