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Série 2000

Categoria:
CAF 2000
Por Diego Silva
Fotos: Acervo Pessoal

Bom dia, caros leitores! Mais um domingo de histórias aqui no blog, onde hoje falaremos do CAF 2000, do Expresso Leste. Antes, gostaria de agradecer por todos que nos visitam diariamente e por vocês que estão acompanhando todos os domingos a história das frotas da CPTM. O sucesso desse trabalho é graças a vocês, que semanalmente estão aqui, prestigiando e comentando. Vamos aos trabalhos:

Trens série 2000 em produção, na CAF Espanhola (1998 aprox.)
Até o ano de 1997, as então linhas E e F da CPTM eram as mais problemáticas. Ligando a região do Brás, cortando grande parte da zona leste e chegando até Mogi das Cruzes, passaram anos sem investimentos, contavam com trens em péssimo estado e estações precárias. A CPTM começou a investir na sua reconstrução à partir desse ano, uma vez que em 1996 havia assumido o controle das linhas da Fepasa (atualmente, linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda). Eis que o projeto de construir uma linha expressa, que partisse do centro de São Paulo e que atendesse ao menos metade do trecho (para complementar o serviço oferecido pelo Metrô de São Paulo). A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), responsável pelas linhas paulistanas até 1992, preparou os primeiros documentos para a compra de 30 trens de quatro carros, com ar-condicionado, para atender o novo serviço expresso. A documentação necessária estava pronta, mas a Companhia não disponibilizava de verba suficiente para a aquisição. O tempo passou, a CPTM em poucos anos levou a licitação à frente e a CAF venceu a concorrência, para fornecer a encomenda.

2001 no abrigo de Presidente Altino (1999)
Em meados de 1999, chegavam ao Brasil os primeiros trens, que iriam atender o novo serviço, denominado 'Expresso Leste'. A linha sairia da estação Brás, passaria pelo Tatuapé, atenderia parada nas novas estações Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes. Essa última, foi reconstruída para servir de terminal 'provisório' do Expresso, estando a estação antiga um pouco mais à frente. Uma curiosidade que poucos sabem: O Expresso Leste era para ser um complemento da linha 3-Vermelha do Metrô. Toda a obra foi realizada pela companhia, que chegou até mesmo a licitar trens para circularem entre Corinthians-Itaquera e Guaianazes (a atual Frota E do Metrô). A compra dos 10 trens 'Milenio' se deu para o Expresso Leste, fato que nunca aconteceu. Após acordo, o trecho foi passado para o controle da CPTM, que posteriormente construiu a sua 'Linha G' e passou o controle para o Metrô, que rebatizou como Linha 5-Lilás.

Primeiro trem do Expresso Leste, em testes
Em 27 de maio de 2000, entrava em operação o Expresso Leste. O novo serviço foi muito exaltado pelos usuários e pela CPTM, que dava as primeiras mostras da sua reforma e modernização. Em viagens que duravam menos de meia hora, ligando Roosevelt (Brás) até Guaianazes, os novos trens deslizavam sobre trilhos mais seguros, oferecendo um conforto ímpar na época. Nas estações, modernidade e acessibilidade davam mostras de uma nova CPTM em ação. Outra curiosidade: os trens que fizeram as primeiras viagens no novo trecho foram da série 2100, que chegaram ao Brasil em 1998. Para tanto, a CPTM quis mostrar que os trens seriam do mesmo padrão mostrado inicialmente. Aproveitando que ambos os trens eram espanhois da CAF, o usuário reconheceria que o serviço seria novo daqui para frente.

Trens 2000 e 2100 no pátio da Lapa: CPTM de cara nova (foto de 1999 aprox)
Ao entrarem em serviço, os trens do Expresso deram outra cara para a CPTM. Trens confortáveis, rápidos, seguros, com ar-condicionado... um verdadeiro metrô de superfície. Em 2003, a CPTM aumentou o uso do Expresso, levando os trens para a estação Luz. Agora, a demanda da Linha E aumentava consideravelmente, pois ganhava novos adeptos diariamente. Os quinze trens eram usados com muita frequência, pois a cada dia, a demanda crescia mais. No final de 2009, começava a revisão geral dos trens do Expresso Leste, pois já haviam alcançado a quilometragem necessária. O primeiro trem a sair da revisão foi a composição 2032-2053 (K30), que ganhou a nova identificação da CPTM.

'K30' circulando após sua revisão geral
Salão de Passageiros
Em 2010, os trens da série 2000 ganharam a companhia dos novos trens série 7000. O aumento do Expresso aumentou tanto, que os primeiros trens já não davam mais conta, sendo necessário receber reforço na frota. A chegada dos novos trens possibilitou também acelerar o processo de revisão geral dos demais trens. Para esse ano, mais uma frota será incorporada ao Expresso: Alstom 9000. A história do CAF 2000 é curta, pois trata-se de um trem consideravelmente novo. Mas fica mais um registro para os leitores que não o conheciam.

Essa aquisição de 30 trens de quatro carros teve ainda um aditivo de contrato. Caso se fizesse necessário, a CPTM poderia solicitar mais 12 trens de quatro carros, para complementar o contrato. E assim se fez. Na próxima matéria, que entrará no ar às 14h, a continuação da frota série 2000: Cofesbras 2070. Voltem mais tarde para conferir!


Dados técnicos

Comprimento
Carro motor:  21,174 m
Carro reboque: 20,610 m
Comprimento total: 167,163 m (oito carros)

Largura: 3,050 m

Altura
Carro motor: 4,389 m
Carro reboque 1: 5,500 m
Carro reboque 2: 4,215 m

Peso
Carro motor: 50 t
Carro reboque 1: 41 t
Carro reboque 2: 39 t

Lotação:
Passageiros sentados
Carro motor: 54
Carro reboque: 58

Trens série 2000 no abrigo Engº São Paulo

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