Cemiterios Ferroviarios:Patio Presidente Altino
Definição de cemitério ferroviário: Local onde estão encostados trens de passageiros, seja subúrbio ou longo percurso.
-Manuel Feio:
Trens ali alocados: Carros do 5500 (Eletrocarro), Carros do Húngaro (PASSADO)
Situação atual: Todos os carros foram retirados.
O que aconteceu: Os carros do húngaro foram cortados no pátio. Carros do 5500 alguns foram remanejados para outros locais, outros utilizados (?) para a construção do Retrocarro (5500 FII).
-Roosevelt Pátio:
Trens ali alocados: 1400 (PRESENTE)
Situação atual: 12 carros (2 composições) imobilizadas sem previsão de reforma.
O que aconteceu: Carros não contemplados nos projetos de reforma da frota. Compõem reserva técnica imobilizada.
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Roosevelt Abrigo:
Trens ali alocados: 1600, 1400, 5500 (PASSADO)
Situação atual: Todos os carros foram retirados.
O que aconteceu: Oficina foi readequada para efetuar revisões gerais e os carros foram remanejados para outros locais. Dentre eles haviam carros acidentados, como o 5500 acidentado no Itaim Paulista.
-Luz Abrigo:
Trens ali alocados: 1600, 1700, 5500, RDC, EE, V8 (PRESENTE)
Situação atual: 12 carros 1700, 1 carro líder 1600, 5 carros 5500, 3 carros 1600/1400(?) incendiados, 1 RDC, 2 locomotivas English Eletric e 2 V8.
O que aconteceu: Carros não contemplados nos projetos de reforma da frota. 1700, 5500, 1600 compõem reserva técnica imobilizada. 3 carros incendiados aguardando baixa, e corte. Demais pertencem a RFFSA.
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Moóca Pátio (Vd. São Carlos):
Trens ali alocados: 141 EFSJ (PRESENTE)
Situação atual: 7 carros 141 incendiados (talvez aguardando corte no ferro velho que existe ao lado).
O que aconteceu: Carros encostados pela RFFSA. Alguns estavam no Pari. Pertencem a RFFSA (?).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Pari Pátio (Lado Direito):
Trens ali alocados: 1600, 141, Húngaro (PASSADO)
Situação atual: Todos os carros foram retirados.
O que aconteceu: Pátio foi aterrado para a construção de um shopping popular (camelódromo, feira da madrugada). Os carros foram remanejados para outros locais, alguns cortados (?) no local.
-Lapa Pátio (Lado Direito):
Trens ali alocados: 1600/1400, 1700(?), 5500, 141 (PRESENTE)
Situação atual: vários carros estacionados, alguns (acidentados) cobertos por lona. (Mais informações a serem colhidas).
O que aconteceu: Carros 141 pertencem a RFFSA. (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Lapa Abrigo:
Trens ali alocados: 1600/1400, 1700(?), 5500 (PRESENTE)
Situação atual: vários carros estacionados, alguns (acidentados) cobertos por lona. (Mais informações a serem colhidas).
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Paranapiacaba:
Trens ali alocados: S100, Cometa, Planeta, Estrela. Pão de Forma (PRESENTE)
Situação atual: Alguns carros estacionados a espera de corrosão por maresia. (Mais informações a serem colhidas).
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Campo Grande:
Trens ali alocados: S141 (PRESENTE)
Situação atual: Desconhecida
O que aconteceu: Um carro que estava em cubatão foi trazido para a região. (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Água Branca:
Trens ali alocados: S100, S141 e Húngaro (PRESENTE)
Situação atual: Desconhecida
O que aconteceu: Último carros do Húngaro bitola larga restante. (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Presidente Altino Pátio:
Trens ali alocados: (PRESENTE)
Situação atual:
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Presidente Altino Abrigo:
Trens ali alocados: (PRESENTE)
Situação atual:
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
Definição de cemitério ferroviário: Local onde estão encostados trens de passageiros, seja subúrbio ou longo percurso.
-Manuel Feio:
Trens ali alocados: Carros do 5500 (Eletrocarro), Carros do Húngaro (PASSADO)
Situação atual: Todos os carros foram retirados.
O que aconteceu: Os carros do húngaro foram cortados no pátio. Carros do 5500 alguns foram remanejados para outros locais, outros utilizados (?) para a construção do Retrocarro (5500 FII).
-Roosevelt Pátio:
Trens ali alocados: 1400 (PRESENTE)
Situação atual: 12 carros (2 composições) imobilizadas sem previsão de reforma.
O que aconteceu: Carros não contemplados nos projetos de reforma da frota. Compõem reserva técnica imobilizada.
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Roosevelt Abrigo:
Trens ali alocados: 1600, 1400, 5500 (PASSADO)
Situação atual: Todos os carros foram retirados.
O que aconteceu: Oficina foi readequada para efetuar revisões gerais e os carros foram remanejados para outros locais. Dentre eles haviam carros acidentados, como o 5500 acidentado no Itaim Paulista.
-Luz Abrigo:
Trens ali alocados: 1600, 1700, 5500, RDC, EE, V8 (PRESENTE)
Situação atual: 12 carros 1700, 1 carro líder 1600, 5 carros 5500, 3 carros 1600/1400(?) incendiados, 1 RDC, 2 locomotivas English Eletric e 2 V8.
O que aconteceu: Carros não contemplados nos projetos de reforma da frota. 1700, 5500, 1600 compõem reserva técnica imobilizada. 3 carros incendiados aguardando baixa, e corte. Demais pertencem a RFFSA.
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Moóca Pátio (Vd. São Carlos):
Trens ali alocados: 141 EFSJ (PRESENTE)
Situação atual: 7 carros 141 incendiados (talvez aguardando corte no ferro velho que existe ao lado).
O que aconteceu: Carros encostados pela RFFSA. Alguns estavam no Pari. Pertencem a RFFSA (?).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Pari Pátio (Lado Direito):
Trens ali alocados: 1600, 141, Húngaro (PASSADO)
Situação atual: Todos os carros foram retirados.
O que aconteceu: Pátio foi aterrado para a construção de um shopping popular (camelódromo, feira da madrugada). Os carros foram remanejados para outros locais, alguns cortados (?) no local.
-Lapa Pátio (Lado Direito):
Trens ali alocados: 1600/1400, 1700(?), 5500, 141 (PRESENTE)
Situação atual: vários carros estacionados, alguns (acidentados) cobertos por lona. (Mais informações a serem colhidas).
O que aconteceu: Carros 141 pertencem a RFFSA. (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Lapa Abrigo:
Trens ali alocados: 1600/1400, 1700(?), 5500 (PRESENTE)
Situação atual: vários carros estacionados, alguns (acidentados) cobertos por lona. (Mais informações a serem colhidas).
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Paranapiacaba:
Trens ali alocados: S100, Cometa, Planeta, Estrela. Pão de Forma (PRESENTE)
Situação atual: Alguns carros estacionados a espera de corrosão por maresia. (Mais informações a serem colhidas).
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Campo Grande:
Trens ali alocados: S141 (PRESENTE)
Situação atual: Desconhecida
O que aconteceu: Um carro que estava em cubatão foi trazido para a região. (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Água Branca:
Trens ali alocados: S100, S141 e Húngaro (PRESENTE)
Situação atual: Desconhecida
O que aconteceu: Último carros do Húngaro bitola larga restante. (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Presidente Altino Pátio:
Trens ali alocados: (PRESENTE)
Situação atual:
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
-Presidente Altino Abrigo:
Trens ali alocados: (PRESENTE)
Situação atual:
O que aconteceu: (Mais informações a serem colhidas).
Numeração: Dados ainda indisponíveis.
o pátio de Engenheiro Acrísio, localizado no corredor Boa Vista-Samaritá perto da cidade de Alumínio, abrigava um pequeno cemitério ferroviário com um TUE's Toshiba (equivalente à Série 4800 da CPTM, os "samurais") acidentado e abandonado:
Foto de Vagner Costa, do site Estações Ferroviárias. Já o pátio de Mairinque possui várias LEW, Cooper-GE 64 Ton. e uma Alsthom EC-362 elétrica encostadas ao lado das oficinas, já apresentando sinais de deterioração. Eu já consegui ver até mesmo uma locomotiva a vapor abandonada ao lado das diesel citadas anteriormente em Mairinque. Em Sorocaba, o pátio da ALL abrigava várias locomotivas elétricas GE Loba e Mini-saia abandonadas desde 1999. Todas elas foram levadas para Triagem Paulista (Bauru), num plano da ALL em tirar todo o material abandonado das estações do Estado e fazer uma triagem para saber quais serão sucateados ou recuperados. Vários 5000 queimados, sucateados, baixados, tem muita coisa lá em ZPQ, além dos carros de inox Budd. Um pouco do que tem lá: |
1 comentários:
EU SERGIO DOS SANTOS PRESECIE ESTA LOCURAS TRABALHEI NESTA EPOCA FEPASA E CPTM 1976 A 2012
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