Nossos Termos de Uso

Nossas Regras de Moderação são essas: Não é permitido> - Palavrões ou qualquer outra coisa ofensiva; - Girias ou Siglas; - Palavras de Duplo Sentido; - Apelidos; - Zuação ou semelhantes; - Quaquer tipo de Preconceito; - Spam: azkz,cbnxc bs,vc,kxcgvg,cx,nfhm nxbvfmmbx Porque isso é coisa de retardado demente; - Fazer copia de postagens; - Discutir crença por que aqui não é Igreja.Pra isso vá até o: http://tudoissopraque.blogspot.com.br/ ------------------------------------------------------------- È permitido> -Compartilhar o blog ou filmalo em video aulas; -Compartilhar os meus projetos é editalos desde que eles contenham os creditos de todos os seus autores; Elogios ou pedidos; -Fazer um comentario sem ter que ter conta em nada é faze-lo como Anonimo; Esses são os Termos de Uso do Guia Pickup Expressagradeço a colocaboração!By Edu Autor

Pesquisar neste blog

Linha 11 da CPTM

Categoria:
A Linha 11 - Coral da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações da Luz e Estudantes. É conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Até março de 2008 denominava-se Linha E - Laranja. Atualmente o Expresso Leste faz 24 viagens por dia em dias de semana e 20 viagens por dia em finais de semana até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes.

Índice

 [esconder

[editar] Histórico

A linha teve sua construção iniciada em 1869 pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio (também conhecida como Estrada de Ferro do Norte), que seria incorporada pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1890. No início do século XX iniciou-se a operação de trens suburbanos, inicialmente até a Penha, atingindo Mogi das Cruzes na década de 1910. Essa operação tinha 49 quilômetros de extensão e dezenove estações.
A eletrificação da linha ocorreu apenas na metade dos anos 1950, sendo que a operação com TUEs começou a ser feita com unidades já desgastadas, trazidas do sistema suburbano da Central no Rio de Janeiro. Em 1976 a linha foi estendida até Estudantes, para que pudesse atender aos alunos de faculdades localizadas em Mogi.
Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Central do Brasil como uma de suas subsidiárias. A partir de fevereiro de 1984 passou para a tutela da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede.
Em 1994 a linha foi estadualizada e passada às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que em 2000 desativou todas as estações entre Brás e Tatuapé, e entre esta e Guaianases. O antigo trecho entre Artur Alvim e Guaianases foi suprimido para dar lugar a um novo traçado, retificado e com três túneis, em que foram construídas a nova estação Itaquera e as estações Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases (nova). A partir de então, o trecho entre Luz e Guaianases passou a ser denominado "Expresso Leste".

[editar] Percurso

O primeiro trecho, o Expresso Leste, apresenta trens modernos e dotados de ar-condicionado (série 2000), que circulam entre as estações Luz e Guaianases. Nesta estação, faz-se a baldeação para os trens antigos do segundo trecho, entre as estações Guaianases e Estudantes, em Mogi das Cruzes, atendendo também aos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. Durante muito tempo previa-se a incorporação do Expresso Leste à malha metroviária, transformando-o na Linha 6 do metrô[1]. Este projeto, entretanto, não foi levado adiante e não consta mais do projeto futuro[2].

[editar] Estações

[editar] Expresso Leste

Sigla Estação Município Observações MDU (05/2008) [carece de fontes]
LUZ Luz São Paulo Integração gratuita com as linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 10-Turquesa, e futura integração com a Linha 14-Ônix. 127 431
BAS Brás São Paulo Integração gratuita com a Linha 3-Vermelha e as linhas 10-Turquesa e 12-Safira. Futura integração com a Linha 14-ônix e a Linha 13-Jade. 144 419
TAT Tatuapé São Paulo Integração gratuita com a Linha 12-Safira e paga com a Linha 3-Vermelha. Acesso direto ao Shopping Metrô Tatuapé e ao Shopping Metrô Boulevard Tatuapé. 43 533
ITQ Itaquera São Paulo Integração paga com a Linha 3 do Metrô de São Paulo. 11 775
DBO Dom Bosco São Paulo
10 259
JBO José Bonifácio São Paulo
11 292
GUA Guaianases São Paulo Integração gratuita com os trens para Estudantes. 47 318
Linha 11 - Coral
Linha11 cptm.svg
Inauguração 1890 - Pela Central do Brasil
1975 - Repassada para RFFSA
1984 - Repassada para a CBTU
1994
Repassada para a CPTM como Linha E - Laranja
2000
Inauguração do Expresso Leste
2008
Mudança de nome para Linha 11 - Coral
Estações 16 (7 no Expresso Leste)
Comprimento 50,5 km (23,3km no Expresso Leste)
Estado em serviço

Right side head station of cross-platform interchange

Luz Acesso gratuito às Linhas 1, 4 e 7
Unknown route-map component "AKRZo"

Viaduto sobre a Rua da Cantareira
Bridge over water

Ponte sobre o Rio Tamanduateí e a Av. do Estado
Middle of cross-platform interchange

Brás Acesso gratuito às Linhas 3,10 e 12
Unknown route-map component "ABZlfg"

Ligação com o Abrigo do Brás
Junction to right

Ligação com Abrigo Eng. São Paulo
Junction to right

Ligação com Terminal de Carga
Unknown route-map component "KMW"

Km 5
Unknown route-map component "AKRZo"

Viaduto sobre a Av. Salim Farah Maluf
Left side of cross-platform interchange

Tatuapé Acesso gratuito à Linha 12 e tarifado à Linha 3
Unknown route-map component "eBHF"

Eng. Sebastião Gualberto (Desativada)
Bridge over water

Ponte sobre o Rio Aricanduva
Unknown route-map component "eBHF"

Carlos de Campos (Desativada)
Unknown route-map component "KMW"

Km 10
Unknown route-map component "eBHF"

Vila Matilde (Desativada)
Unknown route-map component "eBHF"

Patriarca (Desativada)
Unknown route-map component "KMW"

Km 15
Junction to right

Pátio de Estacionamento Artur Alvim
Unknown route-map component "eBHF"

Artur Alvim (Desativada)
Large bridge


Left side of cross-platform interchange

Corinthians-Itaquera Acesso tarifado à Linha 3
Large bridge


Enter tunnel


Unknown route-map component "tKMW"

Km 20
Exit tunnel


Large bridge


Station on track

Dom Bosco
Enter and exit tunnel


Station on track

José Bonifácio
Large bridge


Enter and exit tunnel


Large bridge

Ponte sobre o Rio Itaquera
Station on track

Guaianases
Unknown route-map component "KMW"

Km 25
Unrestricted border on track

Divisa entre São Paulo e Ferraz de Vasconcelos
Station on track

Antonio Gianetti Neto
Station on track

Ferraz de Vasconcelos
Bridge over water

Ponte sobre o Córrego Itaim
Unknown route-map component "KMW"

Km 30
Unrestricted border on track

Divisa entre Ferraz de Vasconcelos e Poá
Bridge over water

Ponte sobre o Córrego Itaim
Station on track

Poá
Unknown route-map component "ABZld"

Ligação com a Linha 12
Station on track

Calmon Viana Acesso gratuito à Linha 12
Bridge over water

Ponte sobre o Rio Guaió
Unrestricted border on track

Divisa entre Poá e Suzano
Unknown route-map component "KMW"

Km 35
Station on track

Suzano
Junction to right

Ligação com os trilhos da MRS
Unrestricted border on track

Divisa entre Suzano e Mogi das Cruzes
Unknown route-map component "KMW"

Km 40
Bridge over water


Station on track

Jundiapeba
Level crossing

Passagem de Nível da R. Adriano Pereira
Bridge over water


Unknown route-map component "KMW"

Km 45
Bridge over water


Station on track

Brás Cubas
Unknown route-map component "AKRZu"

Viaduto da Av. Henrique Peres
Level crossing

Passagem de Nível da R. Caravelas
Level crossing

Passagem de Nível da Av. Nami Jafet
Level crossing

Passagem de Nível da R. Presidente Campos Sales
Station on track

Mogi das Cruzes
Level crossing

Passagem de Nível da R. Cabo Diogo Oliver
Level crossing

Passagem de Nível da R. Dr. Deodato Wertheimer
Unknown route-map component "KMW"

Km 50
Unknown route-map component "AKRZo"

Tunel sobre a linha
Station on track

Estudantes
Level crossing

Passagem de Nível da Av. Antenor Leite da Cunha
Unknown route-map component "BS2lg"

Ligação com os trilhos da MRS

0 comentários:

Postar um comentário

Xat Guias Bve Trains