Índice[esconder] |
[editar] Histórico
A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway, posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. No início do Século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Mauá. Na década de 1940, a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs Budd da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada CPTM.
A linha contava com uma extensão operacional Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Antes de ser desativada, contava com 4 horários (2 de Rio Grande da Serra para Paranapiacaba e 2 de Paranapiacaba para Rio Grande da Serra) com trens muito antigos e depredados com raras vezes de um trem da linha 10 fazendo o trajeto Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Chegando ao fim em 2001 por falta de passageiros.
[editar] Percurso
Esta linha liga a região central de São Paulo até a região do ABC Paulista, cruzando a região sudeste do município de São Paulo e os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.[editar] Estações
Sigla | Estação | Município | Comentários | MDU (05/2008) [carece de fontes] |
---|---|---|---|---|
BAS | Brás[2] | São Paulo | Integração gratuita com a linha 3 - Vermelha do Metrô e as linhas 11 - Coral e 12 - Safira da CPTM. | 144.419 |
MOC | Mooca | São Paulo | 7.094 | |
IPG | Ipiranga | São Paulo | 10.387 | |
TMD | Tamanduateí | São Paulo | Integração gratuita com a linha 2 - Verde do Metrô. | 9.461 |
SCT | São Caetano | São Caetano do Sul | Acesso ao Terminal Urbano e Rodoviário de São Caetano do Sul | 21.345 |
UTG | Utinga | Santo André | 7.529 | |
PSA | Prefeito Saladino | Santo André | Acesso ao Terminal Rodoviário de Santo André (TERSA) | 6.373 |
SAN | Prefeito Celso Daniel - Santo André | Santo André | Integração paga com a EMTU. Chamava-se apenas Santo André até 2007. | 40.817 |
CPV | Capuava | Mauá | 5.056 | |
MAU | Mauá | Mauá | 36.447 | |
GPT | Guapituba | Mauá | 8.488 | |
RPI | Ribeirão Pires | Ribeirão Pires | 13.734 | |
RGS | Rio Grande da Serra | Rio Grande da Serra | Integração paga com ônibus para Paranapiacaba via Campo Grande (Viação Ribeirão Pires). | 7.655 |
[editar] Obras
Atualmente a Linha 10 parte da Brás[3] devido a uma alteração do modelo operacional das Linhas 7 e 10.[editar] Expresso ABC
A Região do Grande ABC será contemplada com um importante projeto para atender o grande movimento de passageiros nas estações São Caetano, Santo André e Mauá.Trata-se do Expresso ABC, serviço em vias independentes do tráfego dos trens da Linha 10 que faria o percurso a partir do centro de São Paulo, obedecendo paradas na Luz e Brás, depois, somente em São Caetano e Santo André, prosseguindo até Mauá. Quando a Linha 2 do metro for implantada, a estação Tamanduatei fará esta nova conexão com o Expresso ABC e a Linha 10.
O total de investimentos para a Linha 10 até 2010 é de R$ 743 milhões, distribuídos em obras de modernização e acessibilidade de 12 estações, modernização e implantação da via permanente, sistemas de sinalização, energia e telecomunicações.
Serão adquiridos 10 novos trens, permitindo a redução dos intervalos no horário de pico de 8 para 6 minutos. Espera-se um aumento do número de usuários diários em todo o trecho de 260 mil para cerca de 500 mil pessoas, nos dois serviços (expresso e parador), bem como a redução do tempo de percurso entre Luz e Mauá, dos atuais 46 minutos para 23 minutos.
Benefícios Previstos:
Linha 10 - Turquesa Intervalo entre trens no horário de pico: de 10 para 6 minutos Oferta de lugares/hora/sentido: de 11 mil para 18 mil.
Expresso ABC - Intervalo entre trens: 8 minutos Oferta de lugares/hora/sentido: 15 mil
0 comentários:
Postar um comentário