Linhas da CPTM também terão itinerário alterado para não terminar na parada histórica no centro de São Paulo |
Superlotada
desde o fim do ano passado e instalada em um prédio tombado, a Estação
Luz, no centro da capital paulista, deve passar por três mudanças
significativas para não colocar em risco as estruturas históricas nem a
segurança dos passageiros. E as obras devem começar no início do ano que
vem.
Segundo
o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes, o local foi planejado para receber cerca de 20 mil pessoas
por dia, mas é usado por mais de 465 mil desde novembro do ano passado.
Naquele mês, foi inaugurada a Linha 4-Amarela do Metrô.
A
primeira obra - e mais urgente - é a abertura de mais saídas para os
passageiros. "Vamos construir duas saídas novas para a Avenida Cásper
Líbero", diz o secretário. Essas portas vão facilitar a passagem de
usuários em uma das duas galerias subterrâneas que interligam as
plataformas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) às
Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. Fernandes diz querer que as obras
para a abertura das novas passagens estejam contratadas até o fim do
ano.
A
segunda alteração será o prolongamento do Expresso Leste - linha
especial paralela à Linha 11-Coral da CPTM - até a Estação Barra Funda,
na zona oeste, passando pela Luz. Com a mudança, parte dos usuários
deixará de embarcar na Luz, o que deve desafogar a estação.
"Também
vamos fazer o Expresso ABC chegar até a Barra Funda", diz o secretário.
Essa linha, planejada para começar a funcionar até 2014, também tinha
como ponto final previsto a Estação Luz. No entanto, a lotação na
estação mudou os planos para o futuro ramal.
A
situação da Luz até já havia provocado uma mudança na Linha
10-Turquesa, que liga São Paulo ao ABC. Antes com parada final na
estação histórica, o ramal agora para no Brás, com integração com a
Linha 3-Vermelha. "Com o Expresso ABC, essa região voltará a ter acesso
direto à Luz", promete Fernandes.
Esteira.
A terceira mudança (tida como mais "embrionária" pelo governo do
Estado) será a construção de um túnel entre as Estações Luz e Júlio
Prestes. As paradas estão a cerca de 400 metros uma da outra, mas não
têm conexão. A ideia é fazer uma passagem com esteiras rolantes, que
poderiam ser usadas especialmente por pessoas que queiram ir à Sala São
Paulo (na Júlio Prestes) e ao Museu da Língua Portuguesa (na Luz). /
B.R.
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