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Modelo de monotrilho que a Bombardier usará na expansão da linha 2 verde do Metrô SP |
As
enormes vantagens da nova tecnologia de Monotrilho de Alta Capacidade
INNOVIA 300 são reconhecidas pelos especialistas que propõem a
Bombardier para o galardão de melhor fabricante do ano de veículos de
passageiros.
Conforme
anunciado pela Revista Ferroviária, a escolha da Bombardier levou em
consideração o seguinte, “A Bombardier Transportation está investindo
fortemente no Brasil em quadro de funcionários, área industrial e
tecnologia. Com isso, foi possível trazer para o país produtos/soluções
inovadoras e completas como o INNOVIA Monotrilho 300.
O
sistema, que será implantado na Linha Expresso Tiradentes, demanda
curto prazo de implantação e não requer grande infraestrutura ou obras
civis. A extensão da Linha tem 24 km, 17 estações e contará com 54 trens
de sete carros. Comparado com os sistemas de Metrô, o INNOVIA
Monotrilho 300 demanda a metade do tempo de construção e do
investimento.”
Segundo
André Guyvarch, Presidente da Bombardier Transportation no Brasil,
“Essa nomeação da Bombardier de finalista no Prêmio da Revista
Ferroviária nos enche de orgulho, é um sinal do reconhecimento dos
nossos esforços por introduzir soluções inovadoras e que acrescentem
valor ao desenvolvimento da indústria ferroviária no Brasil.” Guyvarch
acrescenta, “ O INNOVIA Monotrilho 300 vai oferecer aos habitantes da
zona Leste de São Paulo uma opção moderna e ágil de transporte público
que reduzirá para apenas 50 minutos as mais de duas horas gastas
atualmente no trajeto entre os bairros da Vila Prudente e Cidade
Tiradentes.”
A Mobilidade Inteligente dos Sistemas Totalmente Automatizados INNOVIA 300
A
família de sistemas de transporte totalmente automatizados INNOVIA 300,
inclui as soluções Monotrilho, Sistema Rápido de Transporte (ART) e
Transporte Automático de Passageiros (APM), e oferece a resposta
perfeita às necessidades de mobilidade para cidades orientadas para o
futuro. Esses sistemas completos de operação automática, sem motorista,
são a solução para a emergente mudança no jogo da mobilidade
inteligente, transportando centenas de milhares de passageiros aos seus
destinos de forma segura, eficiente, confortável e confiável.
Dentre
as soluções completas da Bombardier, a mais nova tecnologia é o sistema
INNOVIA Monotrilho 300. Sua implementação requer um investimento menor
já que não são necessárias grandes infraestruturas ou obras civis,
oferece capacidade de transporte até 50.000 passageiros por hora/por
direção. Seja transportando visitantes para destinos fora das cidades,
ou oferecendo alta capacidade, serviços frequentes para rotas mais
densamente usadas das cidades, o INNOVIA Monotrilho 300 garante aos
passageiros a experiência da última palavra em modernidade e comodidade
em viagem.
INNOVIA
Monotrilho 300, equipado com o sistema de operação automática CITYFLO
650, com 24 quilômetros, 17 estações e 54 trens de 7 carros (378 carros)
para a Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP). A nova linha,
conhecida de Expresso Monotrilho Leste, funcionará como uma extensão da
Linha 2 do Metrô de São Paulo e terá a capacidade máxima de transportar
48.000 passageiros por hora em cada sentido, entre os bairros de Vila
Prudente e Cidade Tiradentes. Esse trajeto atualmente dura quase duas
horas a ser efetuado e o novo sistema INNOVIA Monotrilho reduzirá a
viagem para aproximadamente 50 minutos, beneficiando mais de 500.000
usuários diariamente. A Bombardier é membro de um consórcio liderado
pela empreiteira brasileira Queiroz Galvão e que inclui também a
Construtora OAS.
O
sistema INNOVIA Monotrilho 300 está se tornando a escolha de muitos
planejadores urbanos e autoridades de trânsito no mundo. A Bombardier
está também executando um contrato de fornecimento de um sistema de 3,6
quilômetros para o prestigioso Distrito Financeiro King Abdullah, em
Riad, na Arábia Saudita.
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1 comentários:
A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 15-Prata, que é considerado o maior do mundo para carruagens com largura de 3,1 m (standard), e comprimento da composição total de ~90 m e com 7 vagões, é de ~1000 pessoas, concorrendo com o BRT e o VLT são considerados de média demanda, contra para a mesma largura, porém com comprimento de ~132 m e com 6 vagões é de ~2000 pessoas para o Metrô, e com comprimento de ~170 m e com 8 vagões é de ~2500 pessoas para os Trens Suburbanos, significando com isto que a capacidade do metrô e dos trens suburbanos são no mínimo o dobro do monotrilho, trafegando na mesma frequência, sendo considerados de alta demanda.
Comparativos: A capacidade é expressa em número de passageiros por hora por sentido (p/h/s), assim BRT, VLT, Monotrilho – 4000 a 25000 p/h/s, enquanto Metrô, Trens suburbanos – 20000 a 60000 p/h/s.
Estão previstas plataformas centrais para saídas de emergência em todo seu trajeto, obrigatórias para esta função, não deslumbrei em nenhuma das postagens de pesquisei, porém constam na especificação que iram existir, além das escadas retráteis!!! (de uso duvidoso).
A largura padronizada dos carros para os três são de 3,1 m (standard). Não confundir com os trens suburbanos espanhóis da CPTM-SP e alguns da SUPERVIA-RJ de 2,9 m que possuem uma plataforma (gambiarra) em frente ás portas para compensar o vão.
O monotrilho da linha 15-Prata, com ~24 km, Ipiranga, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda reprimida na zona Leste, com migração de parte da linha 3-Vermelha (a mais saturada do sistema) maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já corre o risco de saturação, além de ser uma tremenda incógnita, quando ocorrer uma avaria irá bloquear todo sistema, pois ao contrário que ocorre com os trens do metrô em que o chaveamento é simples, nos monotrilhos a mudança das carruagens para a via oposta se da de maneira complexa, com grandes distâncias entre si entre as estações, além de trafegarem em média a 15m do piso.
A melhor opção seria o prolongamento da linha 2 Verde, com bifurcação em “Y” na estação Vila Prudente, com a previsão da futura linha para Vila Formosa, e até São Mateus e a partir daí seguir em VLT, até a cidade Tiradentes, (Após as obras começadas, a estação terminal será na estação Ipiranga da CPTM), Vila Prudente basicamente será uma estação de transbordo.
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