Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Texto de Ádamo Bazani
O prefeito de Mauá, Donisete Braga, vai se encontrar na tarde desta
terça-feira com o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos, Mário Bandeira.
O objetivo é discutir a integração entre os ônibus municipais de Mauá e a linha 10 Turquesa (Rio Grande da Serra – Brás).
De acordo com a prefeitura de Mauá, o processo para a integração está adiantado e as empresas operadoras Viação Cidade de Mauá - VCM (lote 01) e Leblon Transporte de Passageiros (lote 02) já se posicionaram favoráveis à complementação de serviços.
“Já sabemos que o processo está encaminhado e que as empresas aceitam
essa integração e vamos discutir também as questões referentes à
construção da nova estação de trem, para que possamos elaborar o projeto
do novo terminal de ônibus da cidade,” afirmou o prefeito, em nota
enviada para a imprensa.
A integração é uma das justificativas para o alto índice de aumento das passagens de ônibus, de 13,79%, quando em 26 de dezembro, o valor passou de R$ 2,90 para R$ 3,30.
A integração é uma das justificativas para o alto índice de aumento das passagens de ônibus, de 13,79%, quando em 26 de dezembro, o valor passou de R$ 2,90 para R$ 3,30.
Mesmo com a promessa de integração, o valor foi considerado alto pelos
passageiros. No sábado dia 12 de janeiro, houve tumulto e violência
durante protesto contra o reajuste. Os manifestantes, pertencentes a movimentos sociais e estudantes, foram
impedidos de ocuparem a Praça 22 de novembro e bloquearam a entrada do
terminal de ônibus. No confronto entre os manifestantes e a GCM – Guarda Civil Municipal e a
PM – Polícia Militar, ao menos dez pessoas ficaram feridas.
Em entrevista no Consórcio Intermunicipal, o prefeito Donisete Braga
disse que os manifestantes “passaram dos limites”, mas prometeu apurar o
caso. Um relatório da Secretaria de Segurança Urbana e da PM deve ser
elaborado. A organização do movimento, que nasceu na página do Facebook “Política
Sim, Patifaria Não” , disse que os manifestantes foram praticamente
forçados a irem para as ruas por terem sido impedidos de protestarem na
praça.
Além da redução de tarifa, o grupo pede mais qualidade nos serviços e a
garantia de que não haverá mais monopólio do transporte, operado por 30
anos pelo empresário Baltazar José de Sousa e que foi quebrado em 2010,
com a entrada da Leblon no lote 02 da cidade.
Nos últimos meses, houve uma série de manobras para a retirada da Leblon
Transporte. A Viação Estrela de Mauá, presidida por David Barioni Neto,
fundada por Baltazar José de Sousa, chegou a entrar em circulação, mas
sem respaldo jurídico. Por determinação da Justiça, a empresa foi
retirada de circulação, já que sua contratação desrespeitou uma decisão
judicial anterior, segundo a juíza Fernanda Salvador Veiga.
ESTAÇÕES:
Donisete também vai discutir com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, modernizações das estações de Mauá e Guapituba. O objetivo é preparar os espaços para a integração e oferecer mais conforto aos passageiros.
Donisete também vai discutir com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, modernizações das estações de Mauá e Guapituba. O objetivo é preparar os espaços para a integração e oferecer mais conforto aos passageiros.
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