O secretário afirmou que a velocidade do acidente é baixa, já que o acoplamento de composições ocorre numa velocidade entre 8 e 9 km/h. Segundo Fernandes, o trem que estava parado aguardava para estacionar na Estação Carrão, da Linha 3-Vermelha do Metrô. “A batida foi como se fosse um acoplamento, um pouco mais forte. O engate ocorre entre 8 e 9 km/h. Houve o engate e nós estimamos que a batida foi entre 9 e 12km/h. A partir de 9 é além do engate”, disse o secretário
Fernandes garantiu que a circulação na Linha 3, interrompida a partir entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera desde o acidente, será retomada até as 16h desta quarta-feira – antes do horário de pico. O secretário disse que ainda não é possível afirmar quais são as causas do acidente.
Em
entrevista por telefone, o presidente do Metrô, Peter Walker, confirmou
que a principal suspeita é de uma falha no sistema de automação.
Os trens envolvidos no acidente foram levados para o pátio do Metrô na Estação Penha, onde há uma oficina.
Passageiros
que estavam nas composições envolvidas no acidente afirmam que antes do
acidente foram informados pelo sistema de som das estações que a Linha
3-Vermelha operava com velocidade reduzida. O secretário informou no
início desta tarde desconhecer a informação. Ele se comprometeu a checar
o ocorrido com o Centro de Controle de Operações (CCO) do Metrô.
Alguns
passageiros também reclamaram que as portas do trem não se abriram. “O
botão de abrir a porta não funciona automático. O condutor tem que
receber orientação do CCO para liberar”, explicou Fernandes.
O
acidente aconteceu em um trecho na Zona Leste, entre as estações Penha e
Carrão, por volta das 9h50. A Secretaria de Segurança Pública (SSP)
informou que será aberto um inquérito para investigar o acidente na
Delegacia do Metropolitano (Delpom).
Circulação
A
companhia informa que a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha está
sendo realizada somente entre as estações Barra Funda e Tatuapé. Além do
apoio de ônibus, o Metrô diz que está mantida a integração gratuita com
a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera.
Após
o acidente, as demais linhas do Metrô de São Paulo operavam com
velocidade reduzida. A SPTrans informou que mudou a circulação de ônibus
na região e acionou o sistema de apoio. O problema causava lentidão na
Radial Leste, no sentido Centro. Por causa do resgate, faixas da via
permaneciam interditadas às 11h30. A Companhia de Engenharia de Tráfego
(CET) recomendava que os motoristas evitassem a região.
Falha em sistema de automação
Segundo
o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, houve um
choque entre duas composições devido a uma falha no sistema de
automação do Metrô. O sindicalista, que estava em reunião com dirigentes
do Metrô para discussão de propostas salariais na hora do acidente, diz
ter recebido informações de que o sistema automático que faz um trem
parar quando outro está à frente não funcionou.
"Não
pode ter havido falha humana porque esse sistema é automático", disse
Pasin. "Em 20 anos de Metrô, eu nunca vi nada disso acontecer",
acrescentou.
Nota do Metrô
Veja abaixo a íntegra da nota enviada pelo Metrô:
"Por
volta das 9h50, duas composições da Linha 3-Vermelha que circulavam no
sentido Palmeiras/Barra Funda se colidiram próximas a estação Carrão do
Metrô. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Companhia do
Metrô.
Os usuários que se acidentaram na colisão estão sendo socorridos por Agentes de Segurança do Metrô, Corpo de Bombeiros e SAMU.
Em
razão deste acidente, a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha está
sendo realizada somente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e
Tatuapé. Para atender os usuários no trecho entre as estações Tatuapé e
Corinthians/Itaquera, o Metrô acionou o serviço do PAESE e mantém
integração gratuita com a CPTM nas estações Tatuapé e
Corinthians/Itaquera.
Companhia do Metropolitano de São Paulo"
Companhia do Metropolitano de São Paulo"
Fonte: G1
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