Os dados do Relatório da Administração 2011 da Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos (CPTM) revelaram que o Expresso Leste, tão
aguardado em Mogi das Cruzes como sinônimo de qualidade e conforto, é na
verdade o grande campeão da lotação. Os trens espanhóis que circulam na
Linha 11-Coral carregam, em média, 7,3 pessoas por metro quadrado. O
número fica acima do índice fixado pelos padrões internacionais de
conforto em transporte público, que é de 6 passageiros por m². A convite
de O Diário, 14 mogianos simularam o aperto vivido pelos usuários no
interior das composições.
A reportagem esteve na região central de Mogi na manhã de ontem levando
um recorte de papel com exatamente um metro quadrado. Dois grupos, com
sete integrantes cada, foram convidados a se espremer em cima da
demarcação, simulando o espaço médio de lotação do Expresso Leste.
Pessoas de várias idades e com estaturas diferentes toparam o desafio. O
resultado foi crítico, sendo que em ambos os testes foi possível
verificar que pés e braços ficaram para fora do espaço delimitado.
Apesar do cenário pouco positivo, os voluntários procuraram destacar
que, nos horários de pico, a lotação dos trens é ainda maior.
A primeira parada foi na Praça Coronel Almeida. Cinco jovens (sendo dois
meninos e três meninas), uma mulher e um idoso toparam o desafio. Eles
tentaram se espremer o máximo possível, com suas mochilas e bolsas, mas
mesmo assim, as pontas dos sapatos e alguns calcanhares ficaram para
fora do traçado. As amigas Thaiza Silva e Thais Borges, ambas de 19
anos, afirmaram que usam os trens para ir a São Paulo e se queixaram da
superlotação. Elas apontaram para a necessidade de ampliação do serviço.
A dona de casa Maria Santana também participou do teste, juntamente com
os dois filhos. Ela resumiu a sensação: "É um aperto!".
Logo em seguida, a reportagem seguiu para o Largo do Rosário, onde mais
sete pessoas aceitaram fazer a simulação. Desta vez, no entanto, o
aperto foi bem maior já que o grupo era todo formado por adultos, sendo
quatro homens e três mulheres. Apesar de todo esforço e boa vontade,
eles não couberam inteiramente no quadrado, sendo que um dos voluntários
ficou apenas com as pontas dos sapatos dentro do local demarcado. "É
realmente horrível. Na época em que eu trabalhava em São Paulo, passava
por isso todos os dias. É preciso mais trens", afirmou a auxiliar de
limpeza Nanci Freitas Ramos.
O fiscal de ônibus Danilo Freitas Ramos, de 48 anos, contou que estava
indo para a Estação Mogi das Cruzes pegar o trem com destino ao Brás.
Ele relata que há ocasiões em que a lotação é muito maior do que a
simulação feita ontem, sendo que existem situações em que não se
consegue descer na estação certa por causa do grande número de
passageiros que bloqueiam as portas. O aposentado Walter Nunes Oliveira,
de 65 anos, também reclamou: "É muito apertado, desconfortável. É uma
falta de respeito o que fazem com o cidadão comum, que paga impostos".
Expresso
Reportagem publicada ontem por O Diário mostrou que o Expresso Leste tem
atualmente uma demanda de 383 mil passageiros por dia, com intervalos
de cinco minutos entre os trens, o que dá uma média de 7,3 usuários por
metro quadrado. A expectativa é de que as composições cheguem a
transportar 557 mil pessoas diariamente a partir de 2014, quando o novo
sistema for implantado de forma integral até Suzano. As estatísticas
comprovam a necessidade de ampliação do serviço, que atualmente circula
integralmente apenas até Guaianazes, com a 24 viagens até Mogi.
Em nota, a CPTM informou que no momento "os esforços estão voltados para
a ampliação do serviço de Guaianazes até Suzano. Para isso, já foram
adquiridos nove trens novos (R$ 280 milhões) que serão incorporados à
frota da CPTM a partir do 2º semestre de 2012 e estão sendo
reconstruídas as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, com
modernização de todos os sistemas de sinalização, rede aérea, via
permanente e recapacitação do sistema de energia".
Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br
Nossos Termos de Uso
Pesquisar neste blog
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário