![]() |
Estação Comendador Ermelino - Linha 12-Safira |
A linha, até hoje conhecida como "Variante de Poá", "Leste - Variante" ou simplesmente "Variante" (expressões que a diferenciava da chamada linha "Leste - Tronco", atual Linha 11), foi construída durante a década de 1920, embora só tivesse sido inaugurada em 1934 já oferecendo serviços suburbanos para bairros então considerados como "rurais", ao sul do Rio Tietê. Com o tempo, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, além da cidade de Itaquaquecetuba,
se tornaram localidades densamente habitadas, especialmente por uma
população de renda mais baixa, o que sempre foi considerado como fator
responsável pelo fato de a linha guardar, até hoje, o rótulo de "a linha
mais problemática de trens metropolitanos em São Paulo".
A Variante foi eletrificada na segunda metade da década de 1950, embora os trens de subúrbios puxados por locomotivas a vapor tivessem resistido até o ano de 1963, o que aumentou a fama de precariedade da linha. Já na década de 1960, a linha operava com os trens elétricos mais velhos da Central em São Paulo (os conhecidos série 100, originários do Rio de Janeiro, fabricados na década de 1930).
Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957 tinha a Central do Brasil
como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia
Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens
metropolitanos da Rede. Em 1994, a linha foi estadualizada e passada às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos,
que atualmente está investindo na recuperação e modernização completa
da linha, com a construção de novas estações e requalificação das
antigas, no isolamento mais eficiente da faixa patrimonial
(indispensável para a redução de acidentes e de vandalismos contra os
trens), além de reformas na via permanente e em praticamente todo o
material rodante.
Em 29 de janeiro de 2008, o governador José Serra inaugurou a estação USP Leste e a estação reconstruída de Comendador Ermelino,
obras que marcam o início da modernização e dinamização da Linha 12,
bem como a entrega de trens reformados. Itaim Paulista (reconstruída) e
Jardim Helena-Vila Mara foram entregues por sua vez em
28 de maio, com a presença do Governador José Serra e do Prefeito de
São Paulo, Gilberto Kassab. Em julho de 2008 foi entregue a estação
Jardim Romano.
![]() |
Estação Calmon Viana, modernizada em 2010 |
0 comentários:
Postar um comentário