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Tela de controle do fornecimento de energia da Linha 8-Diamante |
Muitas pessoas não sabem, mas os trens da CPTM são monitorados 24h por
dia. Cada movimento dos trens é observado por diversos painéis, numa
ampla sala. Estamos falando do CCO, ou Centro de Controle Operacional,
que está localizado na estação Brás. No CCO estão os controladores de
tráfego, que fazem com que você chegue no seu destino no menor tempo
possível.
O atual CCO foi inaugurado no começo dos anos 2000, integrando as linhas
8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira. Antes disso, as linhas 8
e 9 eram controladas no CCO de Presidente Altino, em Osasco. As linhas
11 e 12 eram controladas na mesma estação Brás, mas em outro local. Já
as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa eram controladas no CTC da estação Luz.
Hoje, apenas a linha 10 está no CTC da Luz. Com esse novo local de
monitoramento, os controladores contam com um moderno painel sinótico,
onde observam em tempo real a localização, prefixo e identificação dos
trens em circulação. Além disso, a sala oferece um amplo espaço,
oferecendo mais conforto e qualidade para o serviço dos controladores.
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Painel sinótico das linhas 11 e 12 |
Acima de cada painel, estão telas que mostram a situação das estações.
No caso de um acidente na estação, os controladores observam em tempo
real o que houve, qual trem envolvido e passam, via rádio ou telefone,
as instruções que devem ser tomadas. No CCO, existem duas bancadas. A
primeira pertence aos controladores de nível I, que analisam os gráficos
de intervalo, entram em contato com maquinistas, anotam ocorrências e
controlam a tabela de trens. Na segunda bancada, ficam os controles de
nível II, ou seja, eles são responsáveis pelas linhas, manobras,
liberação de sinais e de manter o intervalo dos trens no tempo certo,
sem que haja adiantamento ou atraso das composições.
O CCO está operacional 24h por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do
ano. Qual o motivo? Depois do fim da operação comercial dos trens, além
das manobras para os pátios, o CCO se encarrega de liberar tráfego para
os trens de carga, que aumentam sua frequência na madrugada,
aproveitando a ausência dos trens de passageiros. Durante a madrugada,
as equipes de manutenção também atuam, em pontos específicos, para
correção rápida de possíveis problemas na via permanente ou rede aérea.
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