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Trem Expresso receberá recursos de 15,7 milhões

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Nova ligação entre Jundiaí e São Paulo tem investimento anunciado no balanço da CPTM para esse ano


O Expresso Regional Jundiaí-São Paulo vai receber investimentos de R$ 15,7 milhões neste ano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e outros R$ 139,2 milhões até 2015, quando deve entrar em funcionamento. 


“Os gastos iniciais deverão ser feitos em desapropriações”, comentou uma fonte interna da companhia.  O diretor presidente Sérgio Henrique Passos Avelleda não respondeu ao pedido de detalhamento dos gastos feito pelo BOM DIA nesta terça-feira. 


Os recursos para o projeto de Jundiaí, publicado em balanço divulgado nesta terça no “Diário Oficial do Estado”, atingem o total de R$ 1,954 milhão e, em 2012, alcançam 80% do total previsto para o setor de trens regionais da empresa estadual (que incluem também futuros expressos para Santos e Sorocaba). 


Demanda alta  /Como já foi mostrado anteriormente pelo BOM DIA, o projeto prevê uma ligação direta e sem paradas entre as estações da Água Branca, em São Paulo, e uma nova estação nos arredores da estação tombada de Jundiaí da linha 7-Rubi, na Vila Arens. 
O percurso, de 55 km de extensão, deverá ser feito em 25 minutos passando por áreas pouco povoadas, como em Caieiras, com uma tarifa diferente  da linha atual (que será mantida). 


De acordo com as projeções da CPTM, também divulgadas no balanço de ontem, o início das operações acontecerá em 2016 e a demanda específica para o trem expresso será de 7 mil pessoas por dia.


Alternativa futura
A ampliação do sistema da CPTM (que se integra ao metrô) é exigida pela demanda. No ano passado, a empresa transportou 700,2 milhões de passageiros, 9,1% a mais que no ano anterior, levando o sistema ao limite.  A receita operacional bruta foi de R$ 1,468 bilhão em 2011, com “prejuízo” (subsídio) ao governo do Estado de R$ 216,9 milhões.  


391.272
passageiros diários usaram em 2011 a linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), que atende moradores da Aglomeração 
Urbana de Jundiaí para seguir à capital.


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