Nova ligação entre Jundiaí e São Paulo tem investimento anunciado no balanço da CPTM para esse ano
O Expresso
Regional Jundiaí-São Paulo vai receber investimentos de R$ 15,7 milhões
neste ano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e outros
R$ 139,2 milhões até 2015, quando deve entrar em funcionamento.
“Os gastos
iniciais deverão ser feitos em desapropriações”, comentou uma fonte
interna da companhia. O diretor presidente Sérgio Henrique Passos
Avelleda não respondeu ao pedido de detalhamento dos gastos feito pelo
BOM DIA nesta terça-feira.
Os recursos
para o projeto de Jundiaí, publicado em balanço divulgado nesta terça no
“Diário Oficial do Estado”, atingem o total de R$ 1,954 milhão e, em
2012, alcançam 80% do total previsto para o setor de trens regionais da
empresa estadual (que incluem também futuros expressos para Santos e
Sorocaba).
Demanda alta
/Como já foi mostrado anteriormente pelo BOM DIA, o projeto prevê uma
ligação direta e sem paradas entre as estações da Água Branca, em São
Paulo, e uma nova estação nos arredores da estação tombada de Jundiaí da
linha 7-Rubi, na Vila Arens.
O percurso, de
55 km de extensão, deverá ser feito em 25 minutos passando por áreas
pouco povoadas, como em Caieiras, com uma tarifa diferente da linha
atual (que será mantida).
De acordo com
as projeções da CPTM, também divulgadas no balanço de ontem, o início
das operações acontecerá em 2016 e a demanda específica para o trem
expresso será de 7 mil pessoas por dia.
Alternativa futura
A ampliação do
sistema da CPTM (que se integra ao metrô) é exigida pela demanda. No ano
passado, a empresa transportou 700,2 milhões de passageiros, 9,1% a
mais que no ano anterior, levando o sistema ao limite. A receita
operacional bruta foi de R$ 1,468 bilhão em 2011, com “prejuízo”
(subsídio) ao governo do Estado de R$ 216,9 milhões.
391.272
passageiros diários usaram em 2011 a linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), que atende moradores da Aglomeração
Urbana de Jundiaí para seguir à capital.
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