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Q02 rodando na Linha 7-Rubi |
Caros leitores, essa é a última matéria da série sobre as frotas de
trens da CPTM. Antes de começar, gostaria de agradecer à todos vocês que
participaram, comentando e visitando, tornando essa série um grande
sucesso. Hoje, falaremos sobre o CAF 7000 e a sua continuação, o CAF
7500. Um trem que, diferente das demais frotas, acompanhamos todo o
desenvolvimento, construção e entrega por parte da CPTM. Vamos à
história:
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Primeira proposta visual da CAF para os novos trens da CPTM |
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Proposta escolhida pela CPTM (divulgação) |
A história da frota CAF 7000 é bastante curiosa, pois foi acessível para
todos àqueles que quiseram acompanhar. A entrega desses trens aconteceu
na gestão de José Serra, e o então secretário de transportes
metropolitanos, José Luiz Portella, foi até Beasain, na Espanha,
acompanhar a construção do primeiro novo trem da CPTM. As primeiras
imagens foram divulgadas pelo Governo do Estado, dando mostras que
iríamos ganhar um trem com padrão de primeiro mundo, com tudo o que há
de mais moderno no mercado:
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Estruturas do 7001: primeira foto que chegou para o blog |
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7001 em estado avançado de construção |
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Secretário José Luiz Portella, na cabine do novo trem (7001) |
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Foto oficial na CAF Beasain, com o 7001 pronto para ser enviado ao Brasil |
Chegadas as fotos de como seria o novo trem, criou-se a
expectativa da chegada do mesmo ao país, e isso demorou pouco. Posteriormente,
soubemos que apenas duas unidades viriam da Espanha, e os 46 trens restantes
seriam construídos numa nova fábrica que a CAF estava construíndo em
Hortolândia, no interior de São Paulo. Então, nós que fazemos a mídia e as
fotografias na CPTM, começamos a esperar pela chegada dos novos trens, e isso
se deu em meados de janeiro/2010. Os 16 carros espanhois desembarcaram no porto
de Santos, e foram acomodados em carretas, que fizeram o transporte até o pátio
de Presidente Altino, para encarrilhamento e testes.
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Desembarque de um carro motor em Santos |
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Carros foram acomodados em carretas, para virem à São Paulo |
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Durante o trajeto, realizado pela TransData |
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7001, em testes no pátio de Pres. Altino: apenas um carro vermelho |
Ao chegarem em São Paulo, aproximava-se cada vez mais a data
de entrega dos mesmos. Após testes, adesivação, padronização com a nova
identificação visual e as demais burocracias, era chegada a hora da
entrega.
Em evento realizado na estação Tatuapé, no dia 28 de março, a CPTM
entregava o primeiro novo trem, de um total de 40 da mesma série. A
estação ficou repleta de usuários, admiradores e fãs da Companhia.
Também estive presente, para cobrir a entrega do novo trem:
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7001/7004 pronto para ser entregue em Tatuapé |
Muita festa por parte dos presentes, muito espanto e
admiração pelos usuários, que puderam enfim contemplar a chegada do novo trem.
Realizamos também a viagem inaugural do novo trem, entre as estações Tatuapé e
Brás, onde pudemos falar rapidamente com o então presidente da CPTM, sr. Sérgio
Avelleda, e posteriormente, realizamos também a primeira viagem comercial do
novo trem, entre as estações Brás e Calmon Viana.
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Primeira viagem comercial do Q02 (7005/7008) |
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Q03, prestando serviços no Expresso Leste |
Atualmente, dos 48 trens encomendados, somente 45 estão em circulação.
Por incrível que pareça, uma unidade está praticamente perdida, após uma
colisão grave na estação Palmeiras-Barra Funda: Q02. Antes disso, Q01 e
Q07 já haviam se acidentado também, permanecendo imobilizados até hoje
(curiosamente, as metades não envolvidas formaram o Q49, trem que
circula no Expresso Leste).
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Q02, após colisão com o Mafersa 1717: Trem destruído |
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Q17, descarrilado perto da estação Ceasa |
Em contrapartida, a série 7500 (que circula na Linha 9), ainda não
sofreu acidentes. A única diferença de uma frota para a outra é a
ausência de assentos nos salões de passageiros. Na frota 7500, estes vem
em número bastante reduzido.
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Salão de Passageiros do CAF 7000 |
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Salão de Passageiros, CAF 7500 |
Dados Técnicos (7000)
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CAF's 7000 |
Comprimento: 170,128 metros (8 carros)
Peso Carro Motor (M1 e M2): 45.7 ton.
Peso Carro Reboque (R1): 40.5 ton.
Peso Carro Reboque (R2): 39.4 ton.
Peso Total: 180 ton.
Carro Motor: 54 Ton.
Carro Reboque: 60 Ton.
PASSAGEIROS
Capacidade
Carro (M1-M2)
Sentadas: 54 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 240 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 302 pessoas
Carro (R1-R2)
Sentadas: 60 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 262 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 329 pessoas
TUE (M1-R1-R2-M2)
Sentadas: 228 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 1004 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 1262 pessoas
Peso Carro Motor (M1 e M2): 45.7 ton.
Peso Carro Reboque (R1): 40.5 ton.
Peso Carro Reboque (R2): 39.4 ton.
Peso Total: 180 ton.
Carro Motor: 54 Ton.
Carro Reboque: 60 Ton.
PASSAGEIROS
Capacidade
Carro (M1-M2)
Sentadas: 54 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 240 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 302 pessoas
Carro (R1-R2)
Sentadas: 60 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 262 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 329 pessoas
TUE (M1-R1-R2-M2)
Sentadas: 228 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 1004 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 1262 pessoas
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7000 em Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda) |
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Q34 e Q35 - Estação Luz |
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