Nossos Termos de Uso

Nossas Regras de Moderação são essas: Não é permitido> - Palavrões ou qualquer outra coisa ofensiva; - Girias ou Siglas; - Palavras de Duplo Sentido; - Apelidos; - Zuação ou semelhantes; - Quaquer tipo de Preconceito; - Spam: azkz,cbnxc bs,vc,kxcgvg,cx,nfhm nxbvfmmbx Porque isso é coisa de retardado demente; - Fazer copia de postagens; - Discutir crença por que aqui não é Igreja.Pra isso vá até o: http://tudoissopraque.blogspot.com.br/ ------------------------------------------------------------- È permitido> -Compartilhar o blog ou filmalo em video aulas; -Compartilhar os meus projetos é editalos desde que eles contenham os creditos de todos os seus autores; Elogios ou pedidos; -Fazer um comentario sem ter que ter conta em nada é faze-lo como Anonimo; Esses são os Termos de Uso do Guia Pickup Expressagradeço a colocaboração!By Edu Autor

Pesquisar neste blog

Série 7000 e Série 7500

Categoria:
Q02 rodando na Linha 7-Rubi
Por Diego Silva

Caros leitores, essa é a última matéria da série sobre as frotas de trens da CPTM. Antes de começar, gostaria de agradecer à todos vocês que participaram, comentando e visitando, tornando essa série um grande sucesso. Hoje, falaremos sobre o CAF 7000 e a sua continuação, o CAF 7500. Um trem que, diferente das demais frotas, acompanhamos todo o desenvolvimento, construção e entrega por parte da CPTM. Vamos à história:

Primeira proposta visual da CAF para os novos trens da CPTM
Proposta escolhida pela CPTM (divulgação)
A história da frota CAF 7000 é bastante curiosa, pois foi acessível para todos àqueles que quiseram acompanhar. A entrega desses trens aconteceu na gestão de José Serra, e o então secretário de transportes metropolitanos, José Luiz Portella, foi até Beasain, na Espanha, acompanhar a construção do primeiro novo trem da CPTM. As primeiras imagens foram divulgadas pelo Governo do Estado, dando mostras que iríamos ganhar um trem com padrão de primeiro mundo, com tudo o que há de mais moderno no mercado:

Estruturas do 7001: primeira foto que chegou para o blog
7001 em estado avançado de construção
Secretário José Luiz Portella, na cabine do novo trem (7001)
Foto oficial na CAF Beasain, com o 7001 pronto para ser enviado ao Brasil

Chegadas as fotos de como seria o novo trem, criou-se a expectativa da chegada do mesmo ao país, e isso demorou pouco. Posteriormente, soubemos que apenas duas unidades viriam da Espanha, e os 46 trens restantes seriam construídos numa nova fábrica que a CAF estava construíndo em Hortolândia, no interior de São Paulo. Então, nós que fazemos a mídia e as fotografias na CPTM, começamos a esperar pela chegada dos novos trens, e isso se deu em meados de janeiro/2010. Os 16 carros espanhois desembarcaram no porto de Santos, e foram acomodados em carretas, que fizeram o transporte até o pátio de Presidente Altino, para encarrilhamento e testes.
Desembarque de um carro motor em Santos
Carros foram acomodados em carretas, para virem à São Paulo
Durante o trajeto, realizado pela TransData
7001, em testes no pátio de Pres. Altino: apenas um carro vermelho
Ao chegarem em São Paulo, aproximava-se cada vez mais a data de entrega dos mesmos. Após testes, adesivação, padronização com a nova identificação visual e as demais burocracias, era chegada a hora da entrega. Em evento realizado na estação Tatuapé, no dia 28 de março, a CPTM entregava o primeiro novo trem, de um total de 40 da mesma série. A estação ficou repleta de usuários, admiradores e fãs da Companhia. Também estive presente, para cobrir a entrega do novo trem:
7001/7004 pronto para ser entregue em Tatuapé
Muita festa por parte dos presentes, muito espanto e admiração pelos usuários, que puderam enfim contemplar a chegada do novo trem. Realizamos também a viagem inaugural do novo trem, entre as estações Tatuapé e Brás, onde pudemos falar rapidamente com o então presidente da CPTM, sr. Sérgio Avelleda, e posteriormente, realizamos também a primeira viagem comercial do novo trem, entre as estações Brás e Calmon Viana.
Primeira viagem comercial do Q02 (7005/7008)
Q03, prestando serviços no Expresso Leste
Atualmente, dos 48 trens encomendados, somente 45 estão em circulação. Por incrível que pareça, uma unidade está praticamente perdida, após uma colisão grave na estação Palmeiras-Barra Funda: Q02. Antes disso, Q01 e Q07 já haviam se acidentado também, permanecendo imobilizados até hoje (curiosamente, as metades não envolvidas formaram o Q49, trem que circula no Expresso Leste).
Q02, após colisão com o Mafersa 1717: Trem destruído
Q17, descarrilado perto da estação Ceasa
Em contrapartida, a série 7500 (que circula na Linha 9), ainda não sofreu acidentes. A única diferença de uma frota para a outra é a ausência de assentos nos salões de passageiros. Na frota 7500, estes vem em número bastante reduzido.
Salão de Passageiros do CAF 7000
Salão de Passageiros, CAF 7500
Dados Técnicos (7000)
CAF's 7000
Comprimento: 170,128 metros (8 carros)
Peso Carro Motor (M1 e M2): 45.7 ton.
Peso Carro Reboque (R1): 40.5 ton.
Peso Carro Reboque (R2): 39.4 ton.
Peso Total: 180 ton.
Carro Motor: 54 Ton.
Carro Reboque: 60 Ton.

PASSAGEIROS
Capacidade

Carro (M1-M2)
Sentadas: 54 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 240 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 302 pessoas

Carro (R1-R2)
Sentadas: 60 pessoas

Sentadas + em pé (6 por m²): 262 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 329 pessoas

TUE (M1-R1-R2-M2)
Sentadas: 228 pessoas

Sentadas + em pé (6 por m²): 1004 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 1262 pessoas
7000 em Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda)
Q34 e Q35 - Estação Luz

0 comentários:

Postar um comentário

Xat Guias Bve Trains