
Bom dia, caros leitores! Estamos aqui, em mais um domingo, para contar a
história de mais um trem. Nesse momento que vocês estão lendo essa
matéria, muito provavelmente estarei realizando o exame da CPTM, no
concurso para maquinista. Então, para aqueles que também estarão em
avaliação, muita sorte para todos nós. Para vocês que não irão fazer a
prova, que vão curtir mais um domingo em casa descansando com a família,
obrigado por vir até o blog. Falaremos hoje sobre o Siemens 3000, um
trem que está meio 'esquecido' na CPTM, uma vez que se fala muito pouco
dessa frota. Apesar do número pequeno de trens, prestam serviços
essenciais. Vamos dar início aos trabalhos:
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Novo Siemens série 3000, abrigo Presidente Altino, 1999 |
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Carro Siemens, em exposição na feira Negócios nos Trilhos, em 2000 |
Em histórias anteriores, comentamos que no fim dos anos 1990, a CPTM já
estava interessada em renovar suas frotas, em outras palavras,
''aumentar as frotas''. Compraram trens como as séries 2000 e 2100. A
terceira compra da Companhia foram os trens da série 3000. Na época, o
principal trabalho desses novos trens era conduzir passageiros no eixo
Brás-Luz-Barra Funda, na então 'Linha I' (Linha integração). Nessa
época, estavam traçados os projetos de reforma da estação Luz (com o
acesso subterrâneo para o Metrô), e da modernização da estação Brás (com
cobertura completa e escadas rolantes).
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Siemens 3000, estação Brás (1999/2000) |
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Siemens 3000 na estação Luz - Integração Centro |
Nessa aquisição, a CPTM licitou 10 trens de quatro carros, baseados em
aço inox, ar-condicionado e música ambiente. A compra foi baseada no
novo padrão de 'metrô de superfície' adotado pela Companhia. Os trens
circularam alguns meses no trecho da então Linha I, posteriormente
seguindo para prestar serviços na Linha C (que na mesma época, estava
ganhando suas novas estações). Na Linha C, circularam por muitos anos,
ao lado dos trens da série 2100 (que circulavam com três carros nessa
linha), dando conta da então menor demanda da CPTM. Com a abertura das
novas estações, no ano 2000 (até então, a Linha C se fazia por Osasco,
Pres. Altino, Ceasa, Pinheiros, Santo Amaro e Jurubatuba). Nesse tempo,
os trens ainda circulavam com quatro carros (situação que foi contínua
até o fim de 2010).
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Umas das composições da série 3000 recebeu arte em grafite |
Veja o vídeo, da partida do trem série 3000 e seu peculiar 'som musical'. Vídeo gravado pelo amigo
Ricardo Guimarães, do blog Diário da CPTM, na estação Presidente Altino
Uma das principais características dos trens da série 3000 é o seu
peculiar som de partida, que lembra algum instrumento musical. Para quem
viaja pela primeira vez nesses trens, percebe-se certa sinfonia na hora
da arrancada, o que causa certa curiosidade. Nos princípios de
operação, músicas clássicas eram executadas à bordo, similares às
músicas que eram apreciadas nos trens da série 2100. Um ponto negativo
do trem são seus assentos. São 'retos', causando certo desconforto para
alguns usuários. Seu ar-condicionado também não é dos mais fortes, sendo
alvo de reclamação de alguns usuários, em horários de pico
principalmente. Em 2011, com a chegada de novos trens na CPTM, a frota
3000 foi deslocada para dar apoio operacional na Linha 8-Diamante, onde
circulou até pouco tempo atrás. Ainda é possível ver um ou outro trem
dessa série, mas grande parte está fora de operação. A começar pela sua
quilometragem alta, que já estourou. Em breve, esses trens deverão ir
para a revisão geral, muito provavelmente ganhando o novo padrão de
identificação visual da CPTM, na cor vermelha.
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Salão de Passageiros do Siemens 3000: assentos 'retos' não trazem muito conforto |
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Siemens 3000 na estação Itapevi: auxiliando a operação na Linha 8-Diamante |
Comprimento: 20,15 m/carro
Largura: 2,90 m
Peso
Sem carga: 175 t
Máximo com 6 pessoas/m²: 241 t
Máximo com 8 pessoas/m²: 258 t
Formação:
4 carros: Motor - Reboque - Reboque - Motor
8 carros: M + R + R + M + M + R + R + M
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Siemens 3000 chegando em Itapevi |
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