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Série 3000

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Bom dia, caros leitores! Estamos aqui, em mais um domingo, para contar a história de mais um trem. Nesse momento que vocês estão lendo essa matéria, muito provavelmente estarei realizando o exame da CPTM, no concurso para maquinista. Então, para aqueles que também estarão em avaliação, muita sorte para todos nós. Para vocês que não irão fazer a prova, que vão curtir mais um domingo em casa descansando com a família, obrigado por vir até o blog. Falaremos hoje sobre o Siemens 3000, um trem que está meio 'esquecido' na CPTM, uma vez que se fala muito pouco dessa frota. Apesar do número pequeno de trens, prestam serviços essenciais. Vamos dar início aos trabalhos:

Novo Siemens série 3000, abrigo Presidente Altino, 1999

Carro Siemens, em exposição na feira Negócios nos Trilhos, em 2000
Em histórias anteriores, comentamos que no fim dos anos 1990, a CPTM já estava interessada em renovar suas frotas, em outras palavras, ''aumentar as frotas''. Compraram trens como as séries 2000 e 2100. A terceira compra da Companhia foram os trens da série 3000. Na época, o principal trabalho desses novos trens era conduzir passageiros no eixo Brás-Luz-Barra Funda, na então 'Linha I' (Linha integração). Nessa época, estavam traçados os projetos de reforma da estação Luz (com o acesso subterrâneo para o Metrô), e da modernização da estação Brás (com cobertura completa e escadas rolantes).
Siemens 3000, estação Brás (1999/2000)
Siemens 3000 na estação Luz - Integração Centro

Nessa aquisição, a CPTM licitou 10 trens de quatro carros, baseados em aço inox, ar-condicionado e música ambiente. A compra foi baseada no novo padrão de 'metrô de superfície' adotado pela Companhia. Os trens circularam alguns meses no trecho da então Linha I, posteriormente seguindo para prestar serviços na Linha C (que na mesma época, estava ganhando suas novas estações). Na Linha C, circularam por muitos anos, ao lado dos trens da série 2100 (que circulavam com três carros nessa linha), dando conta da então menor demanda da CPTM. Com a abertura das novas estações, no ano 2000 (até então, a Linha C se fazia por Osasco, Pres. Altino, Ceasa, Pinheiros, Santo Amaro e Jurubatuba). Nesse tempo, os trens ainda circulavam com quatro carros (situação que foi contínua até o fim de 2010).

Umas das composições da série 3000 recebeu arte em grafite
 Veja o vídeo, da partida do trem série 3000 e seu peculiar 'som musical'. Vídeo gravado pelo amigo 
Ricardo Guimarães, do blog Diário da CPTM, na estação Presidente Altino

Uma das principais características dos trens da série 3000 é o seu peculiar som de partida, que lembra algum instrumento musical. Para quem viaja pela primeira vez nesses trens, percebe-se certa sinfonia na hora da arrancada, o que causa certa curiosidade. Nos princípios de operação, músicas clássicas eram executadas à bordo, similares às músicas que eram apreciadas nos trens da série 2100. Um ponto negativo do trem são seus assentos. São 'retos', causando certo desconforto para alguns usuários. Seu ar-condicionado também não é dos mais fortes, sendo alvo de reclamação de alguns usuários, em horários de pico principalmente. Em 2011, com a chegada de novos trens na CPTM, a frota 3000 foi deslocada para dar apoio operacional na Linha 8-Diamante, onde circulou até pouco tempo atrás. Ainda é possível ver um ou outro trem dessa série, mas grande parte está fora de operação. A começar pela sua quilometragem alta, que já estourou. Em breve, esses trens deverão ir para a revisão geral, muito provavelmente ganhando o novo padrão de identificação visual da CPTM, na cor vermelha.

Salão de Passageiros do Siemens 3000: assentos 'retos' não trazem muito conforto
Siemens 3000 na estação Itapevi: auxiliando a operação na Linha 8-Diamante
Dados técnicos

Comprimento: 20,15 m/carro
Largura: 2,90 m

Peso
Sem carga: 175 t
Máximo com 6 pessoas/m²: 241 t
Máximo com 8 pessoas/m²: 258 t

Formação:
4 carros: Motor - Reboque - Reboque - Motor
8 carros: M + R + R + M + M + R + R + M

Siemens 3000 chegando em Itapevi

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