O Expresso Turístico de Paranapiacaba vai completar dois anos de
funcionamento. O serviço começou a funcionar em setembro de 2010 e é
considerado um sucesso, pela CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos) e o município. Para conseguir vaga é necessário realizar
agendamento com bastante antecedência. Todos os bilhetes disponíveis
para abril e maio já foram vendidos.
A demanda é superior ao de outros trajetos do Expresso Turístico, que
seguem para Jundiaí e Mogi das Cruzes.O Expresso sai em direção a
Paranapiacaba sempre aos domingos de manhã, às 8h30, partindo da Estação
Luz, ou às 9h, saindo da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André.
No entanto, no segundo domingo de cada mês não são realizadas viagem à
vila. O percurso da capital paulista até Paranapiacaba tem 48 km e dura
cerca de 1h30.
A composição é composta por locomotiva movida a diesel e dois carros
reformados, com poltronas no lugar dos bancos comuns, funcionários
caracterizados com trajes da época e capacidade para abrigar 172
passageiros. Durante o trajeto um guia conta histórias das estações e de
locais por onde o trem passa. As passagens (que dão direito a ida e
volta) custam R$ 32 (partindo da Luz) e R$ 29 (com saída de Santo
André).
“O impacto no turismo da vila foi totalmente positivo, pois a agenda do
Expresso Turístico está sempre lotada e com agendamento mínimo de 60
dias, o que demonstra o grande sucesso do projeto, atraindo novo público
para a região”, afirma o secretário de Gestão de Recursos Naturais de
Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Junior. Estima-se
que a vila receba cerca de 10 mil turistas por ano.
Investimentos
Alvo de reclamações de moradores e turistas, principalmente quanto à
infraestrutura local, a promessa do poder público é obras em
Paranapiacaba nos próximos meses. Entre as intervenções previstas estão a
construção de creche e de nova estação de tratamento de água, além da
transposição da linha férrea, em parceria com a MRS Logística.
As obras de restauro do prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra
estão em andamento e devem ser concluídas até o final do ano. O local
abrigou um dos primeiros cinemas do Brasil, onde também eram realizadas
bailes, festas e outras comemorações.
Vila inglesa guarda 152 anos de história
Paranapiacaba é considerada patrimônio histórico nacional. A estação de
trem começou a ser construída em 1860 pela companhia inglesa São Paulo
Railway. Para a realização das obras, foi necessária a construção de
alojamentos provisórios destinados ao abrigo dos operários, os quais se
instalaram ao longo do leito de implantação da linha férrea. A este
lugar foi dado o nome de Alto da Serra e, a partir daí, a vila começou a
se desenvolver.
Uma das principais atrações da vila inglesa é a Maria-Fumaça, terceira
locomotiva mais antiga do Brasil e única ainda em operação no País,
segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Quem quiser
conhecer mais sobre a história do transporte ferroviário no Brasil pode
visitar o Museu Funicular, que abriga a segunda locomotiva mais antiga
do País. A região também é opção para quem procura turismo de aventura e
ecoturismo.
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