O contrato firmado entre o governo do Estado de São Paulo e o consórcio
responsável pela construção da Linha 17 do metrô, prevista para fazer a
ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede CPTM de trens
metropolitanos, determina que a obra tem que ser entregue até o dia 27
de junho de 2014, ou seja, 15 dias após o início da Copa do Mundo de
2014. A cerimônia de abertura do Mundial está marcada para o dia 12 de
junho de 2014, no estádio que está sendo construindo pelo Corinthians,
na Zona Leste de São Paulo.
A linha de monotrilho, orçada em R$ 3,1 bilhões, consta no planejamento
do governo brasileiro de preparação para a Copa. Trata-se da única obra
de mobilidade urbana na cidade de São Paulo presente na Matriz de
Responsabilidade, documento assinado em janeiro de 2010 por União,
Estados e cidades-sedes como compromisso assumido para o torneio de
2014.
A obra, que deveria ter começado em junho de 2011, de acordo com a
Matriz, só teve início no final de semana passado. O contrato entre o
governo estadual e o consórcio construtor só foi assinado no dia 30 de
julho do ano passado. A linha 17-Ouro completa terá cerca de 18 km de
extensão e 18 estações.
Com o atraso para começar os trabalhos, o Estado de São Paulo alterou o
cronograma inicial por duas vezes, sendo a última em dezembro do ano
passado. Ao invés de entregar a linha toda a tempo para a Copa, a
Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos passou a anunciar que
só entregaria o primeiro trecho da linha a tempo do Mundial, ligando o
aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da linha 9-Esmeralda
(ferroviária), com oito estações.
O contrato firmado entre o governo estadual e o Consórcio Monotrilho
Integração, porém, prevê que a obra deverá ser entregue até o dia 27 de
junho de 2014. Para chegar a esta data analisando o contrato, é preciso
fazer contas.
Em uma das cláusulas que trata dos prazos da obra, consta que o primeiro
trecho da linha deverá ser entregue "até 1050 dias contados da data de
emissão da Ordem de Serviço OS 1". Tal documento, que determina como
deveria ser o projeto executivo da obra, foi emitido pela Companhia do
Metrô de São Paulo no dia 11 de agosto de 2011. Assim, por contrato, o
consórcio está obrigado a entregar a obra até o dia 27 de junho de 2014,
ou seja, 1050 dias depois da emissão da OS 1.
Ainda que o governo estadual não venha a anunciar um novo atraso nas
obras, não é possível afirmar que a Linha 17 estará em perfeito
funcionamento a partir de duas semanas depois do início da Copa. Isso
porque, sempre segundo o contrato da obra, os 180 dias subsequentes à
entrega do monotrilho servirão para operações classificadas como de
"Manutenção Assistida", ou seja, um período de testes.
Tanto o contrato da obra quanto a Ordem de Serviço 1 são documentos
públicos, que estão disponíveis para leitura em um site mantido pelo
governo federal. Para acessá-lo, clique aqui.
O UOL Esporte perguntou à Secretaria de Estado de Transportes
Metropolitanos qual é a data de entrega da Linha 17 Ouro. Em nota, a
pasta informou que "o primeiro trecho está previsto para 2014". A
reportagem, então, entrou novamente em contato com a secretaria, desta
vez solicitando que fosse informada precisamente a data de entrega da
obra que está prevista em contrato. Desta vez, a secretaria não
respondeu. A construtora Andrade Gutierrez, do Consórcio Monotrilho
Integração, também não se manifestou sobre o assunto.
A linha 17-Ouro completa terá cerca de 18 km de extensão e 18 estações. O
primeiro trecho vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da
linha 9-Esmeralda (ferroviária) e terá oito estações. O segundo trecho
irá até a linha 5-Lilás (metrô), na estação Água Espraiada. O restante
da linha, da estação Morumbi até a estação São Paulo-Morumbi (linha
4-Amarela), passando por Paraisópolis, e o trecho Jabaquara-Brooklin
Paulista, é o que se chama de terceiro trecho.
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