A CPTM registrou, em média, uma ocorrência grave por semana neste ano.
Apesar da
superlotação nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos), o governo do Estado tem diminuído a extensão da rede.
Nos últimos dois anos, enquanto o número de usuários subiu 9,1%, a rede
diminuiu cerca de 3%.
Trechos de duas
linhas férreas deixaram de transportar passageiros no período. O
primeiro, em maio de 2010, fica na Linha-8 Diamante (Itapevi-Júlio
Prestes). Trata-se da ponta oeste desse tramo, entre as Estações Amador
Bueno e Itapevi, ambas no município de Itapevi, em um trajeto de 6,3 km.
A desculpa
foram as obras de modernização no trecho, mas isso já leva mais tempo do
que o anunciado. Quando elas começaram, a CPTM informou que acabariam
até o fim de 2011. Agora, o prazo é o fim deste ano.
O outro trecho,
mais carregado, está em plena região central de São Paulo. Em agosto, a
CPTM desativou a circulação de passageiros entre as Estações Brás e Luz
da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), alegando que
executaria obras de modernização no trecho de 2 km.
Mas, no início
de 2012, a empresa informou que havia decidido não reabri-lo - o que
revoltou quem aguardava o retorno do serviço.
Superlotação
O número de
passageiros transportados pela CPTM cresceu de 642 milhões em 2010 para
700,2 milhões no ano passado. A cada dia útil, a empresa carregou em
média 2,3 milhões de usuários - 200 mil mais do que há dois anos.
O recorde
histórico de demanda ocorreu em 11 de novembro do ano passado, quando
exatos 2.686.220 passageiros foram transportados pela companhia. A CPTM
tem 89 estações em 22 cidades, a maioria na Grande São Paulo.
Panes
Os deputados
estaduais do PT protocolaram, no dia 29 de março, representação junto ao
Ministério Público Estadual para abertura de inquérito solicitando
apuração das irregularidades na prestação do serviço da CPTM e as
responsabilidades dos gestores públicos nos acidentes e panes ocorridas.
A CPTM
registrou, em média, uma ocorrência grave por semana neste ano. Dados da
companhia divulgados revelam que, até 22 de março, houve 13 panes que
afetaram de algum modo a circulação de trens. Com as panes ocorridas na
linha 7, nos último dias 27 e e 29, o número sobe para 15.
A representação
assinada pelo líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São
Paulo,Alencar Santana, solicita a realização de uma perícia que afira as
condições em que se encontram os serviços da companhia e se verifiquem
as inadequações e providências necessárias para se equacionar os
problemas.
O documento
requer, também, que seja apurada se a falta de investimentos, por parte
do governo do Estado, para a ampliação dos serviços acarretou a
superlotação e constantes falhas que produziram transtornos e afetaram a
segurança dos usuários e dos funcionários, colocando em risco a vida e a
integridade física das pessoas.
Cortes no orçamento
Levantamento no
SIGEO - Sistema de Acompanhamento da Execução do Orçamento - apontam
que em 2012 foram cortados do orçamento da CPTM R$ 183 milhões nos
investimentos para a linha 7 - Rubi que foi palco de um verdadeiro caos
ocorrido nesta quinta (29/3).
Outros
documentos da CPTM enviados à Assembleia Legislativa e que tratam da
proposta orçamentária 2012, elaborada pela companhia para o governo do
Estado a respeito dos investimentos necessários mostra a necessidade de
recursos de R$ 1,75 bilhão.No entanto, o governo apontou na sua proposta
Orçamentária R$ 1,05 bilhão, ou seja, cortou R$ 700 milhões do
orçamento da CPTM.
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