As obras das
cinco estações que faltam ser entregues da Linha 4-Amarela do Metrô, que
ligará a Vila Sônia, na zona sul, à Estação da Luz, no centro, serão
retomadas a partir do próximo sábado. O governador Geraldo Alckmin
(PSDB) anunciou nesta terça-feira, 20, que vai assinar, neste dia, a
ordem de serviço para a retomada das obras nos dois lotes restantes da
linha.
Citando as
Estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e
Mackenzie-Higienópolis, Alckmin disse que vai "entregar todas em 18
meses" - em setembro de 2013. O anúncio foi feito durante o 3.º
Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, na
Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap).
Atualmente, a
linha já tem túneis prontos e seis estações em funcionamento (mais
informações no mapa ao lado). As novas obras serão para a construção das
estações restantes. A licitação para esse serviço havia sido dividida
em dois lotes: um para construção das estações São Paulo-Morumbi,
Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis e outro para a
Estação Vila Sônia, com previsão de ligação para Taboão da Serra, por um
túnel de 1,5 quilômetro, e um terminal de ônibus.
Espanha. Um
único grupo, entretanto, venceu os dois lotes. É o consórcio
Corsán-Corvian Construcción, S. A., com sede na Espanha. O valor a ser
pago ao grupo é de cerca de R$ 1,58 bilhão, segundo o orçamento do
Metrô. No sábado, apenas a ordem de serviço para o primeiro lote, com a
maior parte das estações, será assinado. O Metrô não confirmou a data de
assinatura do segundo lote.
A obra reforça a
ligação do sistema metroferroviário paulistano com o país europeu:
conforme o Estado informou no sábado, o vice-governador Guilherme Afif
Domingos esteve na Espanha na semana passada para costurar um convênio
com o governo daquele país e com as empresas Metro Madrid, Renfe e Aves -
responsáveis pelo sistema de transporte por trens em Madri -, para que
elas participem das obras de ampliação do transporte sobre trilhos. A
meta é investir R$ 60 bilhões até 2018 e aumentar de 2 para 13 a média
de quilômetros de linha construídos por ano.
Atrasos. As
obras da Linha 4-Amarela estão sendo retomadas seis meses após a entrega
total da primeira fase. As últimas estações, Luz e República, foram
abertas em setembro do ano passado. Mas a linha já nasceu superlotada e
hoje transporta mais de 550 mil pessoas por dia - o que provoca, por
exemplo, filas nas conexões com as outras linhas, sobretudo na Estação
Consolação, da Linha 2-Verde.
A previsão
original era de que toda a linha, com as 11 estações, estivesse pronta
em 2008. Mas houve uma série de atrasos - um deles, consequência do
acidente na Estação Pinheiros, em 2007, que matou sete pessoas.[/ ] As
novas estações também serão operadas pela empresa ViaQuatro, que já
gerencia a linha por meio de uma Parceria Público-Privada.
Fonte: Estadão
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