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Trem série 2070 - Estação Autódromo - Linha 9-Esmeralda |
Por Diego Silva
Fotos: Acervo Pessoal
Olá novamente, caros leitores. Fugindo um pouco à regra, hoje vocês
ganharam duas postagens com história de frotas... Além de complementar a
história anterior, isso se faz bem por conta de uma adequação de
calendário, afinal, o planejamento de matérias do blog está traçado até
meados de outubro. Bom, falemos então da continuação da série 2000, a
frota 2070 ou ''2000 fase II'', como a empresa reconhece. Os conhecidos
'Cofesbras', foram um aditivo de contrato da compra dos trens do
Expresso Leste e, como tal, deveriam estar circulando na Linha 11-Coral.
Por conta da necessidade de trens, foram alocados para a Linha
9-Esmeralda, tiveram uma ligeira passagem na Linha 8-Diamante e
retornaram para a Linha 9.
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Trem série 2070 - Estação Júlio Prestes - Linha 8-Diamante |
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Salão de passageiros |
Quando da compra da série 2000, uma cláusula do contrato apontava para
um aditivo, sendo esse de doze trens de quatro carros, complementares
aos já adquiridos. Segundo conta a história, já se planejava o sucesso
do serviço, o que tornaria necessária a aquisição de mais trens para dar
o suporte necessário. Desde a inauguração do Expresso Leste, se
planejou criar a linha entre Lapa e Suzano, tornando uma verdadeira
ligação leste-oeste, em complemento à Linha 3-Vermelha do Metrô. Mas os
anos passaram e os investimentos para tal não vieram. Para se ter idéia,
somente em 1995 assinaram os contratos para compra dos trens do
Expresso Leste. Em 2008, foram entregues os primeiros trens da série
2070, ou seja, 13 anos depois do contrato.
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Cofesbra em construção, na Alstom de São Paulo (Acervo Pessoal - Crédito ao autor) |
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Reportagem de jornal impresso |
Esse trem chegou na CPTM envolvido numa polêmica: correu nos bastidores
que a empresa teria feito uma nova licitação, vencida pela Alstom (a
título de comparação, metade dos trens do Expresso Leste são da CAF).
Falou-se muito em favorecimento para a empresa francesa, mas no fim das
contas, a encomenda foi entregue e temos os trens rodando em perfeito
estado. A entrega dos trens, como citado acima, se deu em 2008, em
cerimônia ocorrida na estação Juburatuba, da Linha 9-Esmeralda. Eram os
novos trens da 'Linha C', que vinham para dar suporte aos trens das
série 3000 e 2100, que estavam operando até então.
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Apresentação do primeiro novo trem, no abrigo Engº São Paulo |
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Entrega do 1º novo trem da CPTM, em Jurubatuba |
Recebidos com muita festa, os novos trens apresentaram diversos
problemas nos princípios da operação. Não eram raras as vezes que se
sabia de um trem novo quebrando na Linha C. A situação chegou em tal
nível, que alguns funcionários chegaram a apelidar o trem de 'Sóquebra'
(em alusão ao seu nome Cofesbra). Em 2009, uma situação muito curiosa
aconteceu com a primeira unidade dessa frota (2071-2072): a CPTM entrou
num período de transição, ganhando nova identificação visual. A primeira
unidade foi 'reformada', com menos de um ano de uso, para ganhar as
novas cores da CPTM, além de passar por alguns processos de melhoria. O
trem 2071-2072 foi o primeiro trem da CPTM a receber o novo padrão da
companhia.
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Cofesbra com o novo padrão visual da CPTM (Fonte: Wikipedia) |
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Unidade 2071-2072 em Júlio Prestes, Linha 8-Diamante |
Em 2010, mais uma unidade ganhou o padrão vermelho. Dessa vez, o trem
2075-2076. Mais recentemente, a CPTM unificou as unidades, transformando
os trens de quatro carros em unidades múltiplas de oito carros,
aumentando a capacidade e oferecendo maior oferta de lugares para os
usuários da Linha 9. Com a chegada de mais trens para essa linha (séries
7000 e 7500), algumas unidades das séries 2070 e 3000 foram emprestadas
para a Linha 8-Diamante, que estava com uma necessidade enorme de
trens, devido às constantes falhas nos trens da série 5000. Não duraram
muito na Linha 8, retornando para fazer o serviço de loop na Linha 9
(entre Pinheiros e Jurubatuba). Atualmente, os 6 trens dessa série
(considerando que estão circulando em unidades de oito carros, ou seja,
dois trens de quatro carros), estão em operação, mas uma ou duas
unidades estão fora de serviço.
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Unidade 2071 debaixo de forte chuva, na Linha 9-Esmeralda |
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Cofesbra com destino 'Guaianazes'. Trens seriam do Expresso Leste |
Infelizmente, não possuo dados técnicos desse trem, ou seja, essa parte
ficarei devendo para vocês. Mas espero que tenham gostado de mais essa
história. Domingo que vem, uma matéria mais que especial: CAF 2100, um
trem cheio de histórias e fases. Até o próximo domingo!
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