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Trens do Expresso Leste deverão chegar até Palmeiras-Barra Funda |
Caros leitores, noticiamos aqui há alguns dias sobre a possível chegada
do Expresso Leste em Palmeiras-Barra Funda. Pensando de maneira mais
logística, quais seriam os benefícios que teríamos se essa linha
chegasse até lá? Quem conhece o sistema e o utiliza diariamente, sabe
que por um lado, tudo será muito bom. Mas assim como tudo na vida, temos
lados bons e ruins.
Hoje, o Expresso Leste transporta mais de 600 mil usuários por dia, um
número muito alto para uma linha considerada tão curta. Claro, após
Guaianazes ainda existe a continuação, mas com outros trens. São cerca
de 21 composições que percorrem de Luz até Guaianazes diariamente, quase
sempre cheias. Para chegar em Palmeiras-Barra Funda, mantendo o atual
intervalo, seriam necessários aproximadamente seis trens. Pensando
nisso, a CPTM adquiriu nove composições, que são da nova série 9000, que
deverão ser entregues até o fim do segundo semestre.
Vantagens
Esse acréscimo de uma estação traria aos usuários uma maior facilidade
de deslocamento, visto que grande parte da demanda hoje utiliza os trens
da Linha 7-Rubi para chegar em Palmeiras-Barra Funda, Água Branca e
Lapa. A maior vantagem no pico da manhã, seria a divisão da demanda com
os trens que seguem até Francisco Morato. Considerando que hoje, alguns
usuários dão preferência para o Metrô para chegar em Palmeiras-Barra
Funda, a extensão do Expresso Leste será fundamental para dividir bem a
demanda, além de desafogar os trens da Linha 7-Rubi.
O aumento de integrações também é importante: na estação Tatuapé
(integração com a Linha 12-Safira da CPTM), na estação Brás (integração
gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô e às linhas 10-Turquesa e
12-Safira da CPTM), na estação Luz (integração com as linhas 1-Azul e
4-Amarela do Metrô, Linha 7-Rubi da CPTM) e agora, em Palmeiras-Barra
Funda (integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô, Linhas 7-Rubi e
8-Diamante da CPTM, além do terminal rodoviário).
Desvantagens
O problema será sempre o mesmo: lotação. Se hoje, a lotação se concentra
na estação Luz, ela será transferida para Palmeiras-Barra Funda, mas
com um detalhe: a última tem um espaço muito mais amplo, podendo
oferecer mais conforto para o usuário. Muitos leitores ainda insistem em
concentrar nessa estação as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa e
11-Coral. Mas pensem que, por mais que a estação seja espaçosa, não faz
sentido querer jogar lá tudo de uma vez.
A maior preocupação que tenho nesse sentido é o combate que os usuários
travam para embarcar e garantir o lugar para viajar sentado. Hoje, na
estação Luz, parece uma praça de guerra quando um trem estaciona para ir
à Guaianazes. Quando a Linha 11 ganhar mais uma estação, o combate será
em Palmeiras-Barra Funda. Mas pensem: se muita gente está esperando o
trem na Luz, haverá ainda mais lotação. Os trens já irão subir cheios,
ao chegar em Luz e Brás, por exemplo...
A idéia da CPTM é ótima, pois garante um aumento de viagens no Expresso,
levando mais pessoas, mais longe e mais rápido. Mas assim como todo
grande projeto, temos de considerar os prós e contras. Na minha visão de
usuário e de profissional de logística, o projeto dará certo. Para quem
não sabe, o projeto original do Expresso era este mesmo: ligar o leste
ao oeste, de maneira rápida. Dizem até que o Expresso poderá chegar na
estação Lapa, quando esta estiver totalmente reconstruída, abrigando as
linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, além do Expresso e de uma linha
de Metrô.
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