A
Linha 9 - Esmeralda da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações
Osasco ↔
Grajaú. Foi criada sobre o antigo ramal de Jurubatuba da
Estrada de Ferro Sorocabana.
Até outubro de 2007 se chamava "Linha C - Celeste", mudando depois o
nome para "Linha C - Esmeralda", nome que conservou até março de 2008.
A linha 9 estende-se por 32,8 quilômetros de Osasco a Grajaú,
passando por dezoito estações. Faz a ligação da região sul do município
de São Paulo com o município de Osasco, percorrendo quase toda a
extensão da marginal do rio Pinheiros.
A linha foi inaugurada, já eletrificada, em 1957 pela
Estrada de Ferro Sorocabana como forma de encurtar a distância entre o centro da
Capital e a descida da serra feita pela linha
Mairinque-
Santos
daquela ferrovia. Os serviços de subúrbio se iniciaram na mesma época,
partindo da estação Júlio Prestes e atingindo, em algumas épocas, a
longínqua estação Evangelista de Souza, no extremo sul do
Município de São Paulo, quase à beira da
Serra do Mar. Os trens circulavam em via única e a maioria de suas estações não passavam de estruturas precárias.
Moderno TUE iniciou suas operações em 2008
Em 1971 foi incorporada à
Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que passou a chamá-la de
Linha Sul.
No final da década a Fepasa interrompeu os serviços suburbanos para a
duplicação da via e o alargamento da bitola para 1,60 metros. Em 1981 os
serviços seriam reinaugurados, agora partindo de
Osasco até
Pinheiros,
e em 1987 atingiram novamente a estação Jurubatuba. Em 1992 foi
inaugurada uma extensão operacional até Varginha, de bitola de um metro,
que circulou até 2001.
A partir de 1994 a linha passou a ser administrada pela
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(CPTM), sendo a Linha C-Celeste. Baseado em projeto originado ainda sob
a administração da FEPASA, denominado "Dinamização da Linha Sul", a
CPTM, em 1998, iniciou a re-estruturação da linha, construindo mais sete
estações, seis delas entre a longa distância existente entre Pinheiros e
Santo Amaro, caracterizando-a com o padrão de metrô de superfície.
Planejava-se então incorporá-la efetivamente à malha metroviária,
passando a ser a Linha 9.
Desde outubro de 2007 a linha passou a se chamar "Linha Esmeralda" por decreto do governador
José Serra, ao ser entregue juntamente com a Estação Autódromo, e passou a ser administrada de maneira conjunta pelo
metrô e pela CPTM.
[1]
A linha recebeu doze trens novos de quatro carros cada, que estão em
operação desde novembro de 2008. Em 2010 e 2011 recebeu mais trens de
oito carros cada (dezesseis de quatro carros), devido à previsão de um
grande aumento na demanda com a inauguração da
Linha 4 do Metrô de São Paulo e a integração entre as duas linhas na Estação Pinheiros, aberta em junho de 2011.
[editar] Extensão até Varginha
O governador de São Paulo,
Geraldo Alckmin,
anunciou em 29 de junho de 2011 a compra de mais oito trens até 2012.
Alckmin também declarou que estavam sendo licitadas mais duas estações
da Linha Esmeralda:
Mendes e
Varginha.
"A Linha 9 vai receber ainda neste ano mais quatro trens, que são 32
carros, e no ano que vem mais quatro. São oito trens no total, que são
64 carros a mais. E a linha ganhará mais duas estações e seis
quilômetros a mais de ferrovias. Estamos licitando agora o projeto
executivo, e a obra começará no ano que vem. Então teremos as estações
Mendes e Varginha", declarou.
Em praticamente todo o seu percurso, a linha margeia o
Rio Pinheiros
(de Ceasa até Santo Amaro) e o Canal do Jurubatuba (entre Santo Amaro e
Jurubatuba), afastando - se do canal a partir do momento em que realiza
o contorno ao lado do Aterro Sanitário para acessar a Ponte,
atravessando o Canal do Jurubatuba, prosseguindo pelo antigo leito da
ferrovia que chegava até o Litoral de São Paulo em
Santos via Evangelista de Souza. Nesse trecho a linha atinge até o bairro do Grajaú. Possui duas estações localizadas no município de
Osasco (
Osasco e
Presidente Altino) e as demais na
Capital.
[editar] Características
|
Osasco ↔ Grajaú |
Extensão |
31,8 km |
Média de passageiros transportados/dia |
235.427 |
Intervalo entre trens (pico) |
6 min |
Quantidade de estações |
18 |
Trens (hora pico) |
20 (4 trens extras) = 24 |
Tempo de percurso |
53 min (aproximadamente) |
Distância média entre estações |
1.929m |
Oferta de lugares no pico |
9.345 |
Velocidade média operacional |
36 km/h |
Passagens em nível |
0 |
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação,
desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU
representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar
em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Linha 9 - Esmeralda
|
 |
Inauguração |
1957 |
Estações |
18 |
Comprimento |
32,8 km |
Estado |
Em Serviço |
|
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