Na manhã desta
quinta-feira (29/3), o governador Geraldo Alckmin, acompanhado do
secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes,
e do presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, autorizou o
início das obras da Linha 17-Ouro. Pela primeira vez na história do
Metrô, há quatro linhas em obras simultaneamente para a expansão da rede
metroviária. As outras frentes em execução são o prolongamento da Linha
5-Lilás (Largo Treze-Chácara Klabin), a extensão da Linha 2-Verde (Vila
Prudente-Hospital Cidade Tiradentes) e a segunda fase da Linha
4-Amarela (Vila Sônia-Luz).
No dia 21 de
março, o Metrô recebeu, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio
Ambiente, a Licença Ambiental de Instalação do primeiro trecho da Linha
17-Ouro, que compreende a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede
metroferroviária, na estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Essa primeira etapa terá
7,7 quilômetros de extensão e oito estações (Jardim Aeroporto,
Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro,
Chucri Zaidan e Morumbi).
O segundo
trecho da Linha 17, com 6,5 km, terá cinco estações (Panamby,
Paraisópolis, Américo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi). Já o
terceiro trecho, com 3,5 km, interligará o Jardim Aeroporto à Linha
1-Azul do Metrô, na estação Jabaquara e contará com mais cinco estações
(Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila
Paulista).
A Linha 17-Ouro
completa terá 17,7 km de extensão e 18 estações (Jardim Aeroporto,
Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro,
Chucri Zaidan e Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano,
Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Saboia, Cidade
Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).
Essa linha terá
integração com as linhas 1-Azul (estação Jabaquara), 4-Amarela (estação
São Paulo-Morumbi) e 5-Lilás (estação Água Espraiada/Campo Belo), bem
como com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (estação Morumbi).
A demanda total
prevista para o trecho Jabaquara/São Paulo-Morumbi é de 252 mil
usuários/dia. O investimento total para a construção da Linha 17-Ouro
está previsto em R$ 3,2 bilhões.
Monotrilho
A frota da
Linha 17-Ouro será composta por 24 trens, todas dotadas com inovações
tecnológicas, como ar-condicionado, semelhantes aos novos trens que o
Metrô São Paulo está adquirindo.
A opção pelo
monotrilho feita pela Companhia do Metrô na Linha 17-Ouro, em relação ao
metrô convencional, considerou que esse sistema tem um menor custo em
sua implantação, oferece uma melhor inserção urbanística e proporciona
atendimento pleno da demanda.
Outro fator
relevante é que o monotrilho utiliza via elevada (sem necessidade de
escavação de túnel e sem causar interferência no viário). Suas
estruturas de concreto pré-moldado, fixadas em canteiros centrais de
avenidas, eliminam sensivelmente o número de desapropriações que
ocorreriam no caso de metrô pesado e também gera pouca interferência em
termos de impacto urbanístico.
Os trens
utilizados pelo monotrilho funcionam com energia elétrica e se
movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa e menos
poluente. Também oferece conforto e eficiência similares a do metrô
convencional.
A construção de
ciclovia, ao lado do plantio de árvores, vai fazer parte do processo de
reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens
vão passar.
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