Uma
composição da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPTM) apresentou um problema de tração na Estação Ceasa,
na Zona Oeste da capital paulista, por volta das 8h50 desta sexta-feira
(30).
A
composição que trafegava no sentido Grajaú teve de ser rebocada, o que
obrigou os outros trens a seguirem por apenas uma via durante
aproximadamente 30 minutos. De acordo com a CPTM, por volta das 9h20, a
circulação foi normalizada.
Na
quinta-feira (29), uma falha no sistema elétrico da Linha 7-Rubi
paralisou trens e terminou com a depredação da estação Francisco Morato.
A Polícia Militar chegou a usar bombas e manifestantes foram detidos.
Passageiros relataram que chegaram a demorar até 4 horas no percurso e flagraram cenas de vandalismo.
O
total de passageiros nas estações da CPTM cresceu 73% em cinco anos,
segundo a empresa. Foram 117,1 milhões de passageiros nos dois primeiros
meses de 2012, contra 67,8 milhões transportados no mesmo período de
2007. O número de usuários neste ano equivale a cerca de 3 mil vezes a
capacidade do Estádio do Pacaembu - cerca de 40 mil, na Zona Oeste
de São Paulo.
O Ministério Público informou que investiga falhas no serviço e especialistas ouvidos pelo G1apontam
que há superlotação e necessidade de mais investimento. O secretário
dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou obras de
modernização no trecho afetado e afirmou que a inauguração da Linha 4 do
Metrô e a consequente integração com os trens trouxe um "tsunami" de
passageiros ao sistema.
Fernandes
admite que "a rede aérea [de trens] está no limite", mas nega que
esteja havendo caos. "A demanda reprimida é muito grande. Pagamos o
preço do nosso sucesso", disse ele, em entrevista coletiva nesta
quinta-feira. A secretaria relata estar trocando os sistemas de
alimentação de energia das estações da CPTM. Serão construídas novas
substações de energia em todas as linhas, ainda de acordo com a pasta.
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