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[editar] História
Os trens estão sendo fabricados na fábrica da CAF no Brasil, localizada em Hortolândia, no estado de São Paulo.Em 2008 foram comprados 80 TUE’s (320 carros, cada TUE é formado por 4 carros) serie 7000, previstos no projeto "Expansão São Paulo”, tornando-se a maior compra de trens que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos realizou na história. Deste total de 80 TUE’s, 40 serão destinados para a Linha 7 - Rubi e 40 TUE’s para a Linha 12 - Safira, todos irão circular em formação 8 carros (2 TUE’s), numa estratégia para tentar diminuir a grande lotação que as linhas enfrentam.
[editar] Empréstimos para outras linhas
Atualmente, enquanto os trens Série 2000 passam por reformas e os trens Alstom Série 9000 não chegam, existem 12 TUE’s série 7000 circulando na Linha 11 - Coral (Composições Q03, Q06, Q21, Q26, Q30 e Q35) apenas emprestados, com o objetivo de atender a grande demanda atual e futura demanda que virá com o Plano Expansão Expresso Leste Luz - Suzano.Também estão emprestados 8 TUE's para a linha 8 - Diamante (Composições Q27, Q28, Q29 e Q32), para tentar manter o intervalo crítico na linha e também devido a alto nível de avaria nos trens da série 5000. Eles ficarão na linha enquanto as primeiras unidades da série CAF 8000 (de um total de 36 trens série 8000 CAF, exclusiva para a Linha 8 - Diamante) não chegarem.
A linha 9 - Esmeralda recebeu 20 TUE’s emprestados (Composições Q11, Q13, Q14, Q15, Q16, Q17, Q18, Q19, Q20 e Q23), com o intuito de padronizar a linha em formação de 8 carros (anteriormente 4 carros) sem comprometer o intervalo. Eles ficarão na linha 9 - Esmeralda até a chegada dos trens da série 7500 (Total de 8 trens destinado para esta linha), que tem previsão para chegar em Abril de 2011.
Por fim, a Linha 12 - Safira está até o momento com 20 TUE's (Composições Q01, Q04, Q05, Q08, Q09, Q22, Q25, Q31, Q36 e Q37) e a Linha 7 - Rubi com 16 TUE's (Composições Q02, Q07, Q10, Q12, Q24, Q33, Q34 e Q38).
[editar] Entrega dos TUE’s
A CPTM padronizou cada composição para formação de 2 TUE's (8 carros) . O primeiro trem da série 7000 foi entregue para a Linha 12 Safira ( Composição Q01), tendo sua viagem inaugural realizada no dia 28 de Março de 2010, partindo da Estação Brás. Atualmente todos os 80 TUE's já se encontram em dependência da CPTM, 76 TUE's já estão operando (20 para a Linha 12 - Safira, 16 para a Linha 7 - Rubi, 20 para a linha 9 - Esmeralda, 12 para a linha 11 - Coral, 8 para a linha 8 - Diamante) e 4 TUE's estão em fase de testes no Pátio Presidente Altino em Osasco, ao lado da Estação Presidente Altino da CPTM.TUE CAF-Série 7000 | |
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Trem Unidade Elétrico CAF série 7000 ---- |
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Período de serviço | 2010-presente |
Fabricante | Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles - CAF |
Período de construção | 2009-2011 |
Entrada em serviço | 2010 |
Total construídos | 40 (80 TUE's, estando 2 destas inoperacionais aguardando reparos) |
Total em serviço | 38 (78 TUE's) |
Formação | 4 carros (operando com 2 Tue's acoplados cada) |
Capacidade | 1.004 passageiros por TUE (228 sentados) |
Operador | CPTM |
Linhas | 7 - Rubi 8 - Diamante 9 - Esmeralda 11 - Coral 12 - Safira |
Especificações | |
Corpo | Aço Inox |
Comprimento do veículo | com cabine: 21,92 m intermediário: 20,61 m |
Largura | 3,05 m |
Altura | 3,93 m |
Altura do Piso | 1,33 m |
Altura da plataforma | 1100 mm |
Portas | 8 por carro (4 de cada lado) |
Velocidade máxima | 100 km/h |
Peso | 179 toneladas |
Aceleração | 0,90 m/s2 |
Desaceleração | Serviço: 1,10 m/s2 Emergência: 1,20 m/s2 |
Tipo de tração | inversor VVVF IGBT |
Motor | motores assíncronos AC |
Potência | 2.860 kW |
Tipo de transmissão | elétrica |
Tipo de climatização | ar condicionado |
Alimentação | 3000 Vcc |
Captação de energia | Catenária |
Classificação UIC | Bo'Bo' + 2'2' + 2'2' + Bo'Bo' |
Freios | Elétricos regenerativos, 2 discos de freio(na alma da roda) por eixo |
Acoplamento | Scharfenberg |
Bitola | 1.600 mm |
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